Por que não é bom colocar a placa “sob nova direção” ao comprar um ponto comercial?

Por Urias em 30 de Novembro de 2021
Por que não é bom colocar a placa “sob nova direção”  ao comprar um ponto comercial?

Pretende comprar um ponto comercial? O uso da placa “sob nova direção”
pode não ser a melhor decisão.
Há casos em que um negócio é visto com maus olhos pelos clientes devido a
um péssimo atendimento, serviços e produtos de qualidade ruim, um ambiente
nada agradável, etc. E, nesse caso, colocar a placa “sob nova direção” ajudaria
a retirar a imagem ruim do negócio.
Diz-se que um negócio é “micado” quando toda empresa que passou por
aquele ponto comercial não deu certo. E aí sim valeria, e muito, a pena
anunciar que o negócio está sob nova direção (no caso de abrir uma empresa
similar ou mesmo seguir com o mesmo negócio, por exemplo).
Mas por outro lado, quando se adquire um ponto que trouxe bons resultados
para as empresas ali, então poderia não ser uma boa ideia deixar explícito que
o local possui nova direção.
Há casos em que os clientes se sentem mais satisfeitos sabendo que
negociam com um certo proprietário (ainda que não tratem diretamente com
ele) e essa mudança assim poderia afastar alguns deles. Falaremos mais
sobre isso a seguir.

“Sob nova direção”: quando, sim, é essencial fazer uso dessa
placa

A placa “sob nora direção” é usada quando uma empresa passa o ponto e
outra do mesmo ramo abre ali ou também quando o negócio é vendido por
completo.
Mas existem casos onde essa placa é e não é indicada ao comprar um ponto
comercial.
É mais fácil destruir uma reputação do que construí-la, isso é a mais pura
verdade. Você pode passar anos construindo uma boa imagem para o seu
negócio, mas destruí-la em questão de minutos.
Há negócios, inclusive, que não se dão bem num ponto comercial devido a
imagem negativa que o anterior deixou. Quer ver um exemplo?
Um pet shop que não possua um bom atendimento, seja desorganizado, com
pouca variedade de produtos e com um ambiente que não é atraente para os
clientes vê os negócios indo mal e encerra as atividades, em seguida um novo
pet shop abre naquele local.
Se o novo dono não tomar medidas para fazer com que as pessoas vejam que
se trata de um novo e melhorado negócio, a má reputação do anterior pode
perseguir o atual e levar ao mesmo fim.
Mas aqui a placa “sob nova direção” pode ajudar aquele que comprar um
ponto comercial. Essa placa é fundamental para avisar aos clientes que o
negócio tem um novo dono e as pessoas podem esperar um atendimento
diferenciado do anterior.

Entendendo a função da placa “sob nova direção” ao comprar
um ponto comercial
Como dito, essa placa avisa aos clientes antigos que a empresa está com um
novo dono.
Nesse caso, eles refletirão que, como há um novo dono, o ambiente,
atendimento e produtos/serviços serão diferentes. E isso te ajuda a eliminar
aquela má imagem que o local possuía.
Em outras palavras, a placa é um modo de avisar que, mesmo sendo a mesma
atividade, os responsáveis pela entrega da qualidade nos produtos e/ou
serviços mudou.
Quando um local que era mal visto fecha e depois abre-se um novo negócio ali,
no mesmo ramo (ou mesmo o mesmo negócio volta a funcionar, mas com um
novo dono), então essa placa gera expectativas nos clientes antigos e novos.
É por isso que a divulgação é fundamental nesse caso, e quanto mais cedo
fizer isso, melhor será.

Melhorando os resultados de um negócio para um ponto
comercial com uma reputação ruim
Se você pretende comprar um ponto comercial, então deve considerar
algumas coisas:
- Tenha paciência: como muitos clientes podem ter associado o seu negócio
com as más experiências de um negócio que funcionava antes nesse ponto
comercial, é preciso paciência e persistência para reverter isso;
- Proporcione a melhor experiência possível aos clientes: a propaganda boca a
boca é fundamental aqui. Como dito, um negócio com uma imagem ruim pode
impregnar sua reputação num dado ponto comercial, por isso faça com que os
clientes tenham uma excelente experiência e o boca a boca te ajudará;
- Treine e capacite os profissionais: pode ser que o antigo dono não contasse
com profissionais capacitados e esse pode ser um dos seus diferenciais. Treine
e capacite sua equipe para conseguir oferecer o melhor;
- Estude a localização e público: antes mesmo de estabelecer um negócio no
ponto comercial desejado, realize uma pesquisa. Procure entender o
comportamento dos potenciais clientes e quais as soluções que eles buscam;
- Faça um planejamento: do mesmo modo que para a abertura de uma
empresa, o planejamento é fundamental para a escolha do ponto comercial;
- Outras ações de marketing: cartão de fidelidade, parceria com outros
estabelecimentos, etc. Tudo isso é fundamental para gerar mais percepção de
valor para a sua empresa, limpando a imagem negativa do ponto comercial.

Mais dicas ao comprar um ponto comercial e colocar uma
placa “sob nova direção”
Invista também numa renovação visual do estabelecimento, isso mostrará aos
clientes que as coisas serão diferentes, ainda que não seja a única coisa a se
pensar.
Há casos de empresários que investiram num ponto comercial, reformaram
tudo, mas isso não foi suficiente para trazer credibilidade e limpar a imagem
negativa do negócio.
É por isso que essa é uma ação que deve complementar a de inserir a placa
“sob nova direção”, tendo ainda como outro complemento a mudança na
estrutural, na disposição dos produtos, etc. Deixe tudo diferente, mostre que
você fará melhor.
Por fim, tenha metas para chegar mais rápido aos seus objetivos com o
negócio. E não tenha medo de definir metas mais ambiciosas. Para isso tenha
um bom planejamento e a ajuda de um consultor de negócios experiente,
desse modo conseguirá resultados ainda melhores.

Quando o rodízio de empresas num ponto comercial pode ser
prejudicial
Mas aqui existe um item para você ficar atento: a constante troca de negócios
naquele ponto comercial.
Há pontos que trocam tanto de empresas que as pessoas já não levam mais fé
no que abrir ali. É por isso que é fundamental que você investigue, que consiga
um histórico das empresas que estiveram ali e quanto tempo permaneceram.
Esse troca-troca de empresas podem atribuir ao local a má fama de colocar
qualquer negócio a perder.
Busque sempre focar no seu cliente e no que ele quer e não se você gostou
daquele ponto, pois o foco é estar onde eles estão e conseguir atraí-los para
conhecerem seus produtos ou serviços. Mas o foco é também fazer com que
os clientes se sintam bem tratados e tenham a solução que procuram.
A escolha do ponto comercial é um processo demorado, assim como comprar
uma empresa pronta. Nesse processo deve-se analisar tudo muito bem e ver o
que pode impactar nos resultados que você terá ali.

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