O número de animais de estimação tem aumentado ano a ano

Por Lucio em 07 de Setembro de 2023
O número de animais de estimação tem aumentado ano a ano

Comprar um pet shop hoje seria uma escolha inteligente para quem pensa em ser dono do próprio negócio. O mercado pet se encontra em constante crescimento mundial e há muito ainda o que explorar em produtos e serviços nele.

E o Brasil não fica para trás quando se trata desse crescimento no mercado de animais de estimação.

Nos últimos anos, o país tem segue a tendência global no aumento dos gastos com pets e no aumento também no número de animais de estimação nos lares.

E como muitos talvez já estejam cansados de saber, o pet é hoje mais do que um animalzinho amado, ele é também um membro da família. Desse modo, cuidados com higiene, saúde e bem-estar deles estão entre as prioridades de muitos lares brasileiros.

No artigo de hoje, exploraremos mais como esse fenômeno tem se desenrolado no Brasil. E também mostraremos as vantagens de investir num pet shop, além de também listamos o que é necessário saber antes de optar por esse investimento.

O “boom” no número de animais de estimação

Um dos principais motivos por trás desse crescimento do mercado pet no Brasil seria o aumento no número de animais de estimação nos lares. Hoje em dia, é quase impossível não ver ao menos um cãozinho ou gatinho numa residência (ou ambos).

As famílias têm abraçado a ideia de ter cães, gatos, além de pássaros, peixes e diversos outros animais na família.

Essa tendência reflete a mudança de mentalidade, onde agora as pessoas no país veem seus pets não somente como animais de companhia, mas como integrantes de suas vidas.

Mas o que contribuiu para isso? Muitos fatores, sendo alguns dos principais deles:

  • Urbanização: com o crescimento da população nas áreas urbanas, as famílias possuem menos espaço, ainda mais vivendo em apartamentos, o que os leva a escolher pets menores, como cães de porte pequeno ou gatos;
  • Conscientização quanto ao bem-estar animal: a conscientização a respeito do bem-estar animal cresceu no Brasil, levando muitos a adotarem animais em abrigos e a cuidarem melhor dos pets;
  • Companhia e melhora da saúde mental nos humanos: ainda mais durante a pandemia de COVID-19, a busca por companhia e apoio emocional fez com que muitos brasileiros adotassem animais de estimação para trazer alegria e conforto.

Comprar um pet shop: gastos crescentes com cuidados e bem-estar no brasil

Com o aumento na quantidade de animais de estimação, os gastos com seus cuidados e bem-estar também cresce substancialmente. Os donos estão dispostos a investir mais nos seus pets, assegurando que eles possuam uma vida saudável e feliz.

Dentre os segmentos de mercado em crescimento há:

  • Alimentação de qualidade: a procura por alimentos de qualidade para animais de estimação é algo que cresce bastante. Diversos proprietários preferem dietas balanceadas e ricas em nutrientes para os pets;
  • Serviços veterinários: a necessita por serviços veterinários de alta qualidade também é algo em ascensão. Os donos de pets precisam realizar exames de rotina, tratamentos especializados e até cirurgias;
  • Produtos e acessórios: quem possui um animal de estimação tende a estar disposto a investir em produtos e acessórios que melhoram a vida de seus pets. De brinquedos até roupas e produtos de higiene, são elementos essenciais;
  • Cuidados estéticos: os brasileiros ainda estão dispostos a investir nos tratamentos estéticos para seus pets. Esse tipo de serviço é visto como um mimo ao amigo do coração, além de ajuda-lo a relaxar.

Oportunidades para empreendedores no mercado pet brasileiro

Levando em conta o crescente número de pets nos lares e os gastos com seus cuidados e bem-estar, comprar um pet shop seria uma decisão estratégica. E há como investir ainda em:

  • Implementar um consultório veterinário na clínica: desse modo, realizando uma parceria com um médico veterinário, há como ampliar os serviços oferecidos para os clientes e gerar mais vendas dos produtos ali;
  • Banho e tosa: oferecer serviços de tosa, banho e também cuidados estéticos ajudaria a atrair uma clientela fiel;
  • Produtos orgânicos e sustentáveis: a demanda por produtos orgânicos é algo que está em alto tanto no mundo dos humanos quanto no mundo animal. Assim, considere a venda tanto de alimentos quanto de acessórios ecologicamente corretos;
  • Comércio eletrônico: investir nas vendas online (comércio eletrônico) para vender produtos pet é uma excelente maneira de chegar até um público mais amplo.

Vantagens estratégicas de investir na compra de um pet shop

Comprar um pet shop oferece diversas vantagens estratégicas que farão desse empreendimento uma escolha inteligente e lucrativa. A seguir listamos algumas dessas vantagens.

1. Demanda sustentável

Mesmo diante de crises econômicas, as pessoas priorizam o bem-estar de seus animais de estimação. Isso mostra que a demanda pelos produtos e serviços pet é algo sustentável, valendo a pena comprar um pet shop.

E ao adquirir um pet shop, você assumirá algo com uma base de clientes leais e que não diminuirá de forma significativa, independente das condições econômicas de modo geral.

Tal estabilidade se trata de uma grande vantagem para quem possui um pet shop, proporcionando uma fonte confiável de receita.

2. Fidelidade do cliente

Os clientes de pet shops tendem a desenvolver uma fidelidade à marca que pode ser tornar bastante forte.

Quando um local desses desenvolve uma boa reputação e arquiteta relacionamentos sólidos com os clientes, as chances desses clientes continuarem a escolher o estabelecimento em questão para atender às necessidades de seus pets só cresce.

Além do mais, clientes satisfeitos tendem a recomendar o pet shop para outros amantes de animais. E isso gera um ciclo positivo de crescimento de clientes.

3. Diversificação de produtos e serviços ao comprar um pet shop

Os pet shops modernos apresentam uma variedade de produtos e serviços para suprir às necessidades dos clientes. Esses locais trabalham com a comercializam de alimentos premium (de alta qualidade), acessórios, produtos de cuidados de saúde e há aqueles até com creche para pets.

A capacidade de diversificar os produtos e serviços possibilita que você atenda a um público amplo. Isso ainda possibilita que você trabalhe para ter os retornando ao estabelecimento para adquirir produtos para seus animais de estimação.

Essa diversificação ainda torna o negócio menos suscetível a flutuações sazonais, uma vez que diferentes soluções podem se destacar ao longo do ano.

4. Tendência de crescimento

O mercado pet não apresenta sinais de desaceleração.

Devido a crescente conscientização a respeito da importância dos cuidados com os pets e o desenvolvimento contínuo de novos produtos e serviços, as oportunidades de crescer são muitas.

Conforme as pessoas se envolvem na vida de seus pets, então mais elas estarão dispostas a gastar para assegurar que eles terão a melhor qualidade de vida. E isso é algo que concede um ambiente favorável para expandir e diversificar os negócios num pet shop.

5. Oportunidade de inovação

O setor pet disponibiliza muito espaço para inovação e para a diferenciação.

Há as novas tendências, como os alimentos orgânicos, também os produtos de saúde personalizados, acessórios e serviços de bem-estar animal. Tais elementos surgem constantemente.

Ao comprar um pet shop, você terá a oportunidade de tirar proveito dessas tendências e se destacar dos demais.

Por exemplo: há como oferecer produtos e serviços inovadores, que supram às necessidades dos pets dos clientes, como opções de alimentação saudável, terapias alternativas para pets ou programas de treinamento personalizados.

Importante: ter a ajuda de um consultor no processo de aquisição será importante.

Adquirindo um pet shop com sucesso: passo a passo

Compreender e adotar um processo estruturado é importante ao considerar a compra de um pet shop. Veja agora os passos importantes que reunimos importantes comprar um pet shop de forma eficaz e bem-sucedida.

1. Pesquisa de mercado

Antes de seguir e comprar um pet shop, a realização de uma pesquisa de mercado é importante para obter uma compreensão profunda sobre o cenário local e das tendências do setor. Essa pesquisa inclui:

  • Avaliar a concorrência local: descubra quais são os outros pet shops na região e veja o que eles oferecem. Entenda os pontos fortes e fracos desses estabelecimentos;
  • Identificar lacunas no mercado: identifique se há necessidades específicas do setor que não foram atendidas pelos outros pet shops ali;
  • Analisar a demanda e também o público-alvo: investigue a demanda atual por produtos e serviços para pets na área e saiba quem é o público-alvo do estabelecimento;
  • Estude sobre as tendências do setor: fique atualizado quanto as últimas tendências do setor pet, tais como: alimentos naturais, treinamento especializado, serviços de bem-estar e mais.

2. Avaliação financeira

Realizar uma avaliação financeira em detalhes sobre o pet shop à venda é também crucial para tomar uma boa decisão. Isso envolve, por exemplo, analisar o histórico financeiro do pet shop, compreendendo receitas, despesas, lucros, fluxo de caixa, etc.

Investigue sobre o desempenho financeiro passado e atual do pet shop antes de decidir qualquer coisa.

Esse processo também compreende a realização de uma análise dos ativos e passivos do negócio. Verifique os ativos tangíveis (equipamentos, estoque, etc.) e intangíveis (a exemplo da reputação da marca). Nesse aspecto, ter a ajuda de um contador ou corretor de negócios será importante.

Negociar um preço justo é outro passo importantíssimo. Tendo como base uma análise financeira, negocie o preço de modo justo e realista.

3. Due diligence para o pet shop

Garantir que todas as questões legais e de bem-estar animal estejam em conformidade é fundamental. Isso inclui:

  • Verificar licenças e regulamentações: é importante e assegurar de que o pet shop possua as licenças e autorizações para operar legalmente. Cheque se o mesmo está em conformidade com regulamentações tanto locais e quanto nacionais;
  • Avalie as condições das instalações: antes de investir nesse negócio, faça uma visita ao local e avalie as instalações do pet shop para se certificar de que estejam em boas condições e supram os padrões de bem-estar animal;
  • Revisar contratos e acordos: cheque todos os contratos que há, como contratos de fornecedores, de funcionários e também acordos de locação. Certifique-se de entender as obrigações e responsabilidades que o local possui.

4. Plano de negócios e estratégia

 

Elaborar um plano de negócios sólido e ter uma estratégia clara será crucial para o sucesso contínuo do pet shop. Isso compreende já planejar como administrará a empresa depois de fechar negócio. Nesse caso, há que:

  • Definir metas e objetivos: crie metas tanto de curto quanto de longo prazo para o pet shop. Relate o que você busca alcançar e de forma medirá o retorno que terá com o negócio;
  • Sua diferenciação: como você que o negócio se destaque da concorrência? Pense em implementar serviços exclusivos, promoções ou atuar em nichos de mercado que complementem o negócio;
  • Estratégia de marketing: elabore uma boa estratégia de marketing para atrair e também reter clientes. Ainda que o pet shop possua algo do tipo, é importante analisar e checar para ver se não precisa de melhorias.

5. Financiamento do pet shop à venda

Determinar como financiará a compra do pet shop se trata de um passo bastante importante.

Pretende usar seu próprio capital? Obter investimento de um investidor anjo, banco, parceiro?

As economias que possui podem financiar parte ou a totalidade desse investimento. Mas lembre-se de que a quantia para o investimento vai além do que precisa para comprar um pet shop, há ainda outros custos. Esteja pronto para isso.

Explore também opções de empréstimos comerciais, tais como: empréstimos bancários, linhas de crédito ou financiamentos.

Também considere a possibilidade de procurar investidores ou parceiros que queiram investir no pet shop tendo participação nos lucros.

6. Transição suave

Após a aquisição, garanta que haja uma transição suave. E para isso uma das coisas a se fazer é manter a equipe atual do estabelecimento. Isso ajudará a manter a qualidade dos serviços e atendimento ali oferecidos.

Se esforce para manter os clientes antigos e conquistar novos. Ofereça promoções ou trabalhe com programas de fidelidade, por exemplo, a fim de incentivar a lealdade dos clientes.

Introduza melhorias ou mudanças de forma gradual. Isso ajudará a diminuir a disrupção e assegurar que os clientes e funcionários tenham uma boa adaptação.

Invista num pet shop em funcionamento

Seguindo esses passos com cuidado, há como aumentar as chances de comprar um pet shop e aproveitar as oportunidades crescentes nesse setor.

Lembre-se de que ter a orientação de profissionais, como contadores, advogados e consultores de negócios, é importante, pois ajuda a garantir que cada etapa seja executada bem.

E se você quiser encontrar um bom negócio à venda nesse setor, busque na plataforma da Quero Um Negócio.

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