Empresa à venda: a importância da preparação

Por Urias em 18 de Junho de 2025
Empresa à venda: a importância da preparação

O segredo do sucesso para quem vende ou compra uma empresa à venda é a preparação.

Quem vende uma empresa precisa deixar tudo devidamente organizado a fim de conseguir as melhores propostas. Já quem compra uma empresa precisa se preparar para ter uma responsabilidade desse porte em sua vida.

Nesse artigo iremos abordar os dois lados da moeda, passando dicas para que ambos possam se preparar e evitar cometer erros.

Empresa à venda: dicas para quem compra um negócio pronto

Se você pretende comprar uma empresa à venda, saiba que deve se preparar para isso.

Mas como assim me “preparar”? Talvez esteja pensando agora.

Só colocamos na mão o que cabe nela, certo? E isso vale para praticamente tudo na vida.

Imagine a seguinte situação:

Uma pessoa que possui um certo capital e que decidiu investir numa oficina automotiva, mas ela não entende nada dessa área, na realidade ela trabalhava como administradora de empresas. Então ela adquire uma oficina automotiva e não sabe por onde seguir com o negócio, não entende o mercado, os clientes, concorrentes, etc.

Essa pessoa não estava preparada para isso, não tinha experiência nem mesmo mínima sobre o negócio. E há uma chance enorme de fracassar (e como isso envolve uma quantidade alta de dinheiro, você não vai querer “tentar a sorte” com ele em algo que não conhece, não é mesmo?).

Listamos a seguir alguns elementos que julgamos serem essenciais para quem está pensando em comprar uma empresa.

Sua situação financeira atualmente

Ok, você sabe agora que a preparação para comprar uma empresa é extremamente crucial. Mas por onde começar?

O primeiro passo é identificar como está sua situação financeira agora. Você possui dívidas? Tem algum financiamento? Empréstimo? Possui outra empresa e pendências com ela?

Organize sua vida financeira antes de dar esse importante passo.

Se você estiver pensando em comprar uma empresa em funcionamento agora com o intuito de se ver livre de alguma dívida, de melhorar sua vida financeira do dia para a noite, está cometendo um grande equívoco.

Mesmo uma empresa em funcionamento pode não apresentar os lucros que você precisa agora. E até você ter tudo nos conformes, os documentos da transferência de titularidade prontos, tudo em ordem, serão muitos tramites até, enfim, você poder sentar e colher os frutos.

Adquirir uma empresa pronta possui bem menos etapas do que começar uma do zero e você tem a chance de já começar com um negócio com estoque, fluxo de caixa, etc. No entanto, ainda há o que ser feito.

Analise se existem questões trabalhistas

Veja se existem processos trabalhistas em andamento.

Existem casos em que a empresa possui funcionários que não contam com uma CLT (Consolidação das Leis do Trabalho), nisso, pode acontecer depois dos funcionários entrarem com uma ação na Justiça que pode acabar quebrando a empresa.

Saiba tudo o que você está comprando (ou poderá comprar) desde os benefícios aos problemas existentes.

Sobre os clientes

Outro ponto importante para ser analisado ao comprar uma empresa em funcionamento é quanto aos clientes. Saiba quem são eles, como se comportam, qual o consumo médio de cada um, por quanto tempo fazem negócios com essa empresa, etc.

Isso te ajudará a saber se a empresa possui uma boa imagem frente aos clientes, se eles retornam com frequência para fazerem novas compras, se costumam gastar um valor considerável, o que mais consomem, etc.

Você está pronto para ter uma empresa agora?

Analise o seu estado como um todo: financeiro, emocional, instrutivo, etc., e veja se agora é a hora de ter uma empresa.

Questione-se sobre o motivo de querer adquirir uma empresa agora:

– Você gosta de atuar nesse setor?

– Tem experiência com isso e gostaria de empreender nessa área?

– O setor parece ser um grande investimento para você?

– Entre outros.

Mas, além disso, pense também se você tem paciência e disponibilidade para isso. Conseguiria lidar com clientes, fornecedores, parceiros?

Não se esqueça ainda de avaliar bem o mercado, segmento, e ver se a empresa que está prestes a adquirir está com um valor de acordo ou acima do que deveria ser.

Por fim, converse com o atual proprietário para saber melhor sobre o negócio, faça sua proposta de preço e estabeleça suas condições quanto a venda.

Empresa à venda: dicas para quem vende um negócio

Se você tem um negócio, mas decidiu que quer seguir um novo caminho e agora pretende repassá-lo, cabe aqui algumas considerações. A seguir listamos o que é importante para se atentar nessa hora.

Documentação

Um dos principais erros na hora de vender uma empresa é não possuir os documentos necessários em ordem. E muitas empresas deixam de ser vendidas especificamente por conta disso.

Existem empresas que pecam nessa parte, não possuindo os documentos gerenciais e contáveis organizados. É esperado pelo potencial comprador que esses e outros documentos estejam acessíveis, em ordem e com as devidas informações claras.

Se a sua empresa possui mais de cinco anos no mercado, então você precisa dispor de balanços demonstrativos de cada mês ao longo desses cinco anos. Mas não apenas esses documentos, faz-se necessário também possuir contrato de locação, contrato de fornecedores, etc.

Tenha tudo isso organizado e as informações necessárias e, também, tenha um resumo sobre a empresa e sobre esses contratos: a duração, se existem multas, etc.

Desse modo você economiza tempo na hora da negociação e também resolve quaisquer problemas existentes antes de colocar a empresa à venda.

Mantenha o sigilo por enquanto

Deixe para comunicar aos clientes, fornecedores e colaboradores a decisão de vender a empresa apenas 1 dia depois de já ter fechado o contrato. Essa é uma ação importante para evitar danos a empresa.

Se você contar para eles que pretende vender a empresa antes de fechar o contrato, pode ser que seus colaboradores pensem que que a empresa não está indo bem e decidam sair, ou que seus clientes acabem indo para o concorrente, etc.

Faça um balanço da sua empresa

Com a ajuda de um contador, faça o balanço patrimonial do seu negócio. Esse balanço, como dito aqui, trata-se da demonstração contábil da empresa que apresenta não apenas a sua situação contábil, mas também a situação econômica e financeira dela.

Por meio do balanço patrimonial você apresenta os bens, fontes de recursos, investimentos, etc., da empresa. Esse documento traz uma análise verídica da saúde do seu negócio.

Questões trabalhistas

Como havíamos mencionamos antes, no tópico voltado para quem comprará uma empresa, é importante analisar questões trabalhistas. E isso é importante também para quem pretende colocar uma empresa à venda.

Essa é uma ação que ajudará a gerar mais valor para o seu negócio na hora da negociação.

Sem contar que isso ainda evitará que o seu negócio quebre devido a ações na Justiça. E essas ações ou a possibilidade delas acontecerem podem fazer com que o potencial comprador queira descontar isso do valor negociado da empresa.

Revise alvarás, licenças, etc

É importante ainda organizar licenças, alvarás e outros documentos constitutivos da empresa. E na hora de colocar sua empresa para ser vendida você precisa revisar cada um deles.

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