A Arte da Negociação: Estratégias para Vender seu Restaurante com Sucesso

Por Lucio em 25 de Setembro de 2023
A Arte da Negociação: Estratégias para Vender seu Restaurante com Sucesso

Vender seu restaurante pode ser um processo desafiador, mas aderindo as estratégias certas há como fechar um bom negócio.

Chega aquele momento na vida de todo empresário em que se decide mudar de ramo, investir em um novo negócio ou local ou, ainda, apenas se aposentar depois de ter dado tudo de si por tanto tempo. E para conseguir o melhor preço pelo seu empreendimento, é necessário conhecer alguns aspectos relevantes.

No artigo de hoje traremos algo diferente, falaremos sobre estratégias de negociação para quem pretender vender seu restaurante.

O artigo que preparamos fornece insights valiosos para te ajudar a promover seu estabelecimento à venda e chegar até os potenciais compradores.

Por que é importante descrever o motivo da venda?

Antes de qualquer coisa, é necessário que você saiba sobre a importância de descrever por que decidiu vender o restaurante.

Os possíveis compradores irão avaliar cada aspecto da sua empresa, inclusive querem saber por que um negócio aparentemente bom assim está
à venda. E você deve fornecer mais do que uma resposta direta.

É necessário também passar segurança e fazer o interessado ter certeza de que está fazendo um bom negócio. Desse modo, explique por que o restaurante está à venda e passe dados importantes sobre a atual situação dele e seus atributos.

Lembre-se de que essa se trata de uma etapa crucial. É necessário estar pronto para ela, assim conseguirá realizar uma negociação mais ágil com o possível comprador.

Esclarecido isso, vejamos agora as estratégias que te ajudarão a alcançar um bom resultado com a venda.

Preparando o terreno para a venda

Antes de anunciar o que deseja vender seu restaurante, prepare o terreno para esse processo. Mas como seria isso? Basicamente, isso compreende uma série de passos importantes. E sobre esses passos falaremos a seguir.

Organização financeira e documentação

O primeiro passo é assegurar que as finanças ali estejam em ordem e que você há toda a documentação pronta para apresentar aos possíveis compradores. Isso inclui:

  • Balanços dos últimos três a cinco anos;
  • Contratos de locação;
  • Registros de impostos e licenças;
  • Acordos com fornecedores;
  • Inventário de ativos e também de equipamentos;
  • Detalhes sobre os funcionários e os contratos;
  • Qualquer outra documentação importante para o funcionamento do restaurante.

Ter todos esses documentos em ordem ajudará no processo de avaliação do seu restaurante. Inclusive, isso ajudaria a elevar a confiança dos compradores.

Melhorias na aparência e funcionalidade

Uma apresentação cuidadosa sobre o restaurante atrairia mais compradores e até mesmo elevaria o valor percebido do negócio. Seria interessante realizar, quando precisar, pequenas reformas para melhorar a aparência do espaço ou mesmo a substituição de móveis e equipamentos.

Além disso, veja se que todas as instalações estão em perfeito estado de funcionamento. E essa análise compreende também os equipamentos de cozinha, encanamento, fornos e mais.

Vender seu restaurante: faça uma análise do quanto ele vale

Avaliar apropriadamente o preço do seu restaurante é outro ponto importante para apresentar algo justo e atrativo para os compradores. E aqui há diferentes abordagens para essa avaliação.

Listamos a seguir algumas estratégias e orientações importantes.

Avaliação com base em receita e lucro

Muitos compradores avaliam um negócio à venda com base na receita e no lucro que ele gera. Isso significa que se deve realizar uma investigação para saber o quanto entra e o quanto sai desse estabelecimento comercial.

Mas para ter acesso a tais dados, é comum que o atual dono solicite a assinatura de um acordo de confidencialidade. Mas antes de assinar qualquer cosia, busque a orientação de um advogado especializado. 

Avaliação comparativa

Outra abordagem comum para saber quanto vale um negócio à venda, independente de ser um restaurante ou qualquer outro tipo de empreendimento, é comparar a empresa com outras similares (de preferência, outras que tenham sido vendidas recentemente na mesma região).

Realizar esse processo ajuda a determinar um preço adequado, baseando-se no mercado local.

Definição de preço com base numa avaliação de ativos

Essa abordagem compreende a avaliação dos ativos tangíveis do restaurante, quais podem ser: equipamentos, móveis, estoque e mais. Isso seria útil se os ativos físicos representam uma parte expressiva do valor do restaurante.

Nesse aspecto, assim como nos outros, seria muito importante ter a ajuda de um consultor de negócios ou contador.

Consultar um profissional

Tal como mencionado, considerar a contratação de um especialista para avaliar seu negócio seria uma ótima estratégia, ainda mais se você não possuir experiência em avaliação de negócios.

Esse profissional traria uma avaliação imparcial e fundamentada em dados de mercado e também nas condições da empresa.

Marketing e divulgação efetiva

Outra parte fundamental desse processo para vender seu restaurante é a divulgação. E é necessário que essa seja realizada de modo eficaz para se obter resultados.

Também abordamos sobre algumas estratégias importantes para promover seu restaurante à venda, chegando mais rápido até os possíveis compradores.

Anunciar numa plataforma de compra e venda de empresas

Com a ajuda da internet, há como anunciar e vender seu restaurante, chegando até centenas de pessoas em diversos locais (ou segmentar e alcançar um público de uma determinada localização).

Mas é necessário optar por uma plataforma que seja exclusiva para a compra e venda de negócios. Certifique-se de elaborar um anúncio detalhado para atrair e reter a atenção de possíveis compradores.

Parceria com corretor ou consultor

Mesmo que você possa realizar esse processo sozinho até certas etapas (excluindo a parte onde é necessária orientação jurídica, como no caso dos contratos), é importante ter ajuda.

E a ajuda de um consultor de negócios ou corretor de negócios seria bem-vinda. Se ele tiver experiência no processo de compra e venda de negócios, então será ainda melhor.

Os profissionais assim, além de orientarem quanto ao mercado e as oportunidades que encontrar, ainda fornecem dados e interpretações precisos, o que te ajudaria a fechar um bom negócio. Quer encontrar o comprador ideal e fechar um bom negócio? Então conte com essa ajuda.

4. Negociação estratégica

Quando os compradores em potencial começarem a mostrar interesse, a negociação será outra etapa crucial do processo. Uma boa negociação ajuda também a garantir benefícios para ambas as partes.

Mas como isso deve ocorrer?

Nós também listamos algumas estratégias para você conseguir realizar uma negociação bem-sucedida.

Mantenha a confidencialidade

É necessário proteger informações sensíveis sobre o restaurante durante as negociações. Se tais informações caírem nas mãos de concorrentes ou mesmo de clientes e funcionários, poderia haver impactos negativos para o estabelecimento.

Mas o que fazer nesse caso?

O que todos os que anunciam um negócio para venda fazem é a elaboração de um acordo de confidencialidade. Esse acordo ajuda a garantir que os compradores não divulgarão as informações confidenciais.

Inclusive, esse acordo precisa ser elaborado quando o interessado quiser ter acesso ao endereço do restaurante para realizar uma visita.

Jamais siga com a negociação sem antes elaborar esse acordo, pois é crucial para a saúde do negócio.

Se uma empresa à venda deixar dados vazarem e esses chegarem até clientes e funcionários, eles podem pensar que o negócio não anda bem, até mesmo fazem com que alguns deles queiram abandonar qualquer tipo de relacionamento com seu restaurante. Esteja atento.

Seja flexível nas condições de pagamento

Mesmo se tratando da venda de um estabelecimento comercial, é possível que você atue com flexibilidade quanto ao pagamento.

Mas como assim?

Há como oferecer opções flexíveis no pagamento como: acordos de financiamento, parcelamentos ou demais condições que facilitem a compra. Mas há como conversar com o interessado e vocês tratarem de financiamento e outros meios.

Esteja preparado para a contraproposta

Mais um passo importante nesse processo é estar pronto para as contrapropostas.

Você anunciará seu restaurante para venda por um preço e, certamente, haverá um ou outro possível comprador que surgirá com um preço abaixo do que você fixou. Esteja disposto a negociar e considere as necessidades e as preocupações dos interessados.

Tenha a ajuda de um intermediário de confiança

Um intermediário ou mesmo advogado especializado na compra e venda de empresas pode ajudar. Ter a ajuda dele facilitaria as negociações e garantiria a segurança de todos os envolvidos no processo.

Quando se trata de aspectos legais, ter apoio jurídico é crucial na hora de anunciar uma empresa para venda.

Due diligence e transição suave

 

Conforme a negociação avança, os compradores certamente farão uma due diligence para examinar os aspectos do seu restaurante. Esse procedimento é realizado a fim de checar se tudo o que você falou a respeito do estabelecimento e os documentos que apresentou são informações verídicas.

Certifique-se de disponibilizar todas as informações indispensáveis de maneira transparente e completa.

E esteja preparado para o processo de due diligence do possível comprador. Com isso você fica mais tranquilo e também saberá como responder as questões do interessado.

Preparando a equipe e os clientes

Existe também outro ponto importante ao vender seu restaurante que é preparar sua equipe para a mudança de dono.

Nós mencionamos que é importante manter o sigilo sobrea venda do negócio, então como preparar a equipe? Sobre isso, é necessário que os funcionários que atuam no restaurante sejam menos dependentes de você.

E aqui entramos num aspecto muito importante: a melhoria da imagem do negócio com funcionários independentes. Inclusive, quando há funcionários assim, os interessados na compra do restaurante veem mais valor nele.

Durante a fase de transição, também é preciso comunicar claramente a mudança para clientes. Garanta também que os clientes saibam que poderão esperar a mesma qualidade quanto aos serviços.

Transferência de licenças e documentação legal

Lembre-se também de verificar e atualizar todos os documentos relacionados ao negócio. Alguns exemplos de documentos que devem ser passados para o novo dono são:

  • Alvará de Vigilância Sanitária;
  • Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros;
  • Licença de Funcionamento da Prefeitura;
  • Registro na Junta Comercial;
  • Cadastro na Receita Federal;
  • Certificado de Controle de Pragas;
  • Atestados de Saúde Ocupacional;
  • Manual de Boas Práticas;
  • Procedimentos Operacionais Padronizados (POP's);
  • Laudo análise da Potabilidade de Água.

 

 

Certifique-se de que essas licenças, contratos e documentações legais sejam transferidos adequadamente para o novo dono.

Após a venda: apoio contínuo

Dependendo dos termos estabelecidos para a venda, há como optar por oferecer apoio por um tempo para o novo proprietário. Isso pode compreender treinamento, consultoria ou mesmo assistência em determinadas questões do restaurante no momento da transição (mudança de dono).

É comum que o antigo dono venda a empresa e permaneça atuando nela por alguns meses a fim de ajudar o novo dono. Essa seria uma ajuda muito importante.                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                           

7. Evite as armadilhas comuns

Enquanto você atua para vender seu restaurante e conseguir fechar um bom negócio, esteja ciente sobre algumas armadilhas comuns que poderão surgir, tais como:

Preço que ultrapassa o real valor ou muito baixo

Definir um preço muito elevado afastaria os possíveis compradores. Desse modo, se certifique de que o preço anunciado esteja alinhado com o mercado, embasado numa avaliação realista do valor do restaurante.

Mas definir um preço muito também é um problema, pois além de te fazer perder dinheiro, ainda levantaria dúvidas nos potenciais compradores.

Falta de preparação

Não subestime a essencialidade da preparação antes de anunciar seu restaurante à venda. Documentação desatualizada ou instalações com problemas podem afastar os interessados ou te fazer receber ofertas ruins.

O mercado atualmente

A falta de conhecimento sobre a situação atual do mercado é outra armadilha comum de quem pretende vender um negócio. Mantenha-se atualizado e saiba se a situação para esse setor é favorável (e com isso você poderia vender seu restaurante por um preço mais atrativo).

Considerações finais

Vender seu restaurante é um processo que exige planejamento, paciência e estratégia. Ao seguir estas estratégias, você aumentará as suas chances de fechar um bom negócio e assegurará também uma transição suave.

Mas tenha em mente que cada restaurante é único, logo, algumas estratégias precisariam ser adaptadas às circunstâncias do seu negócio. Não se esqueça também de que pode contar com a nossa ajuda.

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