A Arte da Avaliação: Como Determinar o Valor Real de uma Indústria à Venda

Por Urias em 02 de Outubro de 2023
A Arte da Avaliação: Como Determinar o Valor Real de uma Indústria à Venda

Quanto vale o seu negócio? Definir o preço de uma indústria à venda é um processo complexo, mas que é essencial para garantir uma transação justa e bem-sucedida para ambas as partes envolvidas.

E nesse caso há não poucos fatores que entram em cena para a determinação desse preço de venda. Podemos citar, por exemplo, realiza um levantamento sobre a situação financeira do negócio, checar ativos e passivos dele, histórico financeiro, perspectivas de crescimento e mais.

Uma das abordagens mais comuns para definir o valor de uma empresa é usando métodos de avaliação financeira, como é o caso do fluxo de caixa descontado ou uma análise comparativa de mercado. Falaremos mais sobre isso aqui.

Além do mais, a reputação da fábrica, a base de clientes dela, sua equipe, parceiros e fornecedores exercem um papel fundamental na determinação do valor. Avaliadores tendem também a considerar o valor intangível relacionado à marca e à lealdade do cliente.

Também é necessário destacar que o timing pode afetar significativamente o valor anunciado pela indústria. Nos momentos m que há alta demanda por empresas no mercado, os preços seriam mais altos, já nos em períodos de desaceleração econômica o valor do negócio poderia diminuir.

Veja que há muito o que ser feito e hoje te ajudaremos a compreender bem esse processo e fechar um bom negócio. Preparado?

Por que é importante precificar bem sua indústria à venda?

A precificação adequada da sua indústria à venda é de extrema importância por várias razões.

Em primeiro lugar, definir um preço justo e realista eleva suas chances de encontrar compradores qualificados.

Se você anunciar um preço muito alto isso afastaria os potenciais compradores, já um preço muito baixo pode levantar suspeitas sobre a saúde financeira da indústria ou subvalorizar os ativos dela. O equilíbrio nesse caso atrairá compradores genuínos, proporcionando mais chances para concluir a transação com sucesso.

Um preço preciso proporciona expectativas realistas para ambas as partes envolvidas. Isso ajuda a ter um processo de negociação mais suave, reduzindo o risco de conflitos e desentendimentos agora e no futuro.

Precificar a indústria corretamente também é importante para te fazer conseguir a venda em pouco tempo. Se você anunciar a fábrica por uma quantia muito alto, isso afastaria os interessados e atrasaria seus planos de repassar o negócio. Se esse não for um problema para você, então tudo bem.

E um preço bem definido servirá como um indicador da saúde e da confiança da indústria à venda.

Os compradores comumente checam a lógica por trás do preço anunciado para a venda de um negócio, incluindo os métodos de avaliação usado. Não é sempre que algo mais avançado assim acontece, porém esteja preparado para isso.

Um preço justo ainda ajudará a transmitir uma imagem de transparência e confiança. E esse é um ponto muito importante na hora de anunciar seu empreendimento para venda e conseguir fechar um bom negócio.

Como essa precificação é feita?

A colocação do preço para uma indústria à venda, como mencionamos, geralmente envolve a combinação de métodos de avaliação financeira e também aspectos estratégicos. Listamos a seguir algumas etapas comuns no processo de precificação

Avaliação financeira

Este se configura em um dos passos fundamentais e compreende a análise dos dados financeiros da fábrica. Tais dados podem incluir a revisão dos relatórios financeiros, a exemplo das demonstrações de resultados, balanços patrimoniais e também do fluxo de caixa.

Os métodos de avaliação financeira, tais como o fluxo de caixa descontado, valor patrimonial e múltiplos de mercado e, são comumente usados para o cálculo do valor de um negócio com base nos seus ganhos futuros projetados e na comparação com demais indústrias similares.

Avaliação de ativos

Nesse processo de análise, além da avaliação financeira, os ativos tangíveis da empresa, a exemplo de propriedades, equipamentos e estoque, devem também ser levados em consideração. O valor de tais ativos tende a ser somado ao valor apurado pela avaliação financeira.

Isso te ajudará na hora de apresentar um preço de venda adequado e atrair os possíveis compradores.

Goodwill e intangíveis

O goodwill representa o valor intangível ligado à marca, à base de clientes e, ainda, à reputação da empresa. E ele também deve ser avaliado. Mas o ideal aqui seria ter a ajuda de um especialista para analisar isso.

Quando uma fábrica é colocada à venda, acontece com frequência do preço anunciado por ela ser maior do que o de mercado. E a quantia a mais é classificada como goodwill.

Esse tipo de coisa sucede devido a que o patrimônio da empresa iria bem além do que o que fora representado pelos ativos concretos, do que os bens materiais. O que não têm relação com a infraestrutura e tudo que é visível significaria um grande valor.

Tais ativos mostram a capacidade da indústria para gerar receita. Diferenciais, qualidades e outros elementos de uma empresa que são capazes de gerar lucro são cruciais para o crescimento e a solidificação dela.

O goodwill, logo, não constaria no balanço patrimonial desse negócio, posto que os ativos intangíveis não contabilizam com um dado limite.

Análise de mercado

Levar em conta as condições do mercado é mais um passo de suma importância. Isso compreende analisar a demanda por negócios similares, as tendências da economia e o cenário competitivo. A hora certa para vender afetaria o preço.

Consultoria de um profissional

Se você pretende vender uma fábrica, recomendamos que tenha a ajuda de profissionais como consultores financeiros ou avaliadores para que consiga determinar o valor do negócio.

Especialistas assim possuem experiência com métodos de avaliação e compreendem as nuances específicas da indústria. Desse modo, com a ajuda de alguém assim, há como determinar um bom preço pelo empreendimento, aumentando suas chances de fechar uma boa negociação.

Indústria à venda: o que é e como é feito o valuation?

É importante também que você entenda o conceito do termo valuation e qual a importância desse processo na compra e venda de negócios.

“Valuation” é uma expressão do inglês que representa a avaliação econômico-financeira de um negócio. E essa avaliação é realizada por um economista ou alguém especializado em finanças, que tenha bastante entendimento sobre contabilidade.

É importante ter ciência de que não há um valor fixo para uma fábrica ou qualquer empresa que seja. Desse modo, quando realizar o valuation não se terá um preço exato para anunciar o empreendimento, mas sim algo estimado.

Os negócios que são de capital aberto, por exemplo, o valuation tende a se aproximar do preço de mercado. E para saber o preço de mercado, basta multiplicar a quantidade de ações que se tem pelo preço à vista delas no mercado.

Voltando a falar sobre o valuation, ele é crucial para que você anuncie sua indústria pelo preço ideal.

Métodos usados no valuation ao anunciar uma indústria à venda

O valuation usa diferentes métodos para a precificação de um negócio. E conhecer mais sobre eles é importante também, pois cada um deles é mais indicado para um tipo de negócio.

Começamos com o fluxo de caixa descontado, o qual compreende projetar os fluxos de caixa futuros da fábrica e descontá-los para o valor presente de acordo com a taxa de desconto apropriada.

Há ainda o método que usa a análise comparativa, que realiza um comparativo entre o negócio à venda e outros similares vendidos recentemente. Nesse caso se considera os múltiplos como o preço/lucro.

Por fim, há ainda como citar o método de valor patrimonial. Esse método leva em conta a contabilidade e o patrimônio líquido da indústria através dos números do seu balanço. Mas isso acontece sem mensurar os ativos intangíveis.

Como são métodos que exigem conhecimento tanto sobre cálculos com fórmulas específicas, além do conhecimento sobre o mercado, finanças, etc., então é crucial que isso seja realizado por um profissional (contador experientes ou consultor de negócios).

O que não fazer quando precificar uma fábrica para venda?

 

Nós citamos aqui antes que é importante que você não superestime e nem subestime o valor da sua indústria à venda. Algo assim te faria perder a oportunidade de obter um comprador em potencial.

Mas há outras coisas também importantes para você evitar ao anunciar seu negócio. Confira elas a seguir.

Não negligenciar a concorrência

Ignorar a concorrência é um grande erro.

É crucial realizar uma análise de mercado a fim de entender como empresas similares são precificadas. Assim, ignorar a concorrência resultaria numa precificação fora da realidade do mercado.

Não foque apenas em anunciar o negócio à venda e aguardar os possíveis compradores, não é assim que tudo isso funciona. Prepare-se, prepare a fábrica e mantenha os documentos e mais por perto para consultas que ajudarão no esclarecimento de dúvidas dos possíveis compradores.

Não ignore a situação financeira atual da empresa

A saúde financeira da indústria também se trata de algo importante no momento da venda.

Se a sua empresa enfrenta dificuldades financeiras, então trata desses problemas antes de anuncia-la para venda. Além do mais, esconder problemas financeiros levaria a litígios futuros.

Reiteramos sobre a importância de contar com um bom profissional para te ajudar ao longo desse processo.

Também não negligencie os ativos intangíveis

Como também abordamos aqui, pesa na precificação da indústria a reputação que ela possui. E isso entra no campo dos ativos intangíveis, que ainda compreende a fidelidade de clientes e parcerias com bons fornecedores. Logo, não se esqueça de incluir tais ativos na sua avaliação.  

Não se basear apenas em emoções

Evitar se basear somente em emoções ao anunciar um preço de venda para uma empresa é fundamental para assegurar uma avaliação precisa e justa.

Muitos empresários possuem um forte apego emocional à empresa que levam anos para construir. Contudo, essa ligação emocional tende a obscurecer a visão objetiva do preço real da empresa perante o mercado.

Tomar decisões do tipo focado no emocional resultaria, por exemplo, em preços excessivamente altos, o que fastaria possíveis compradores, desse modo tornando a venda difícil ou quase impossível.

Contudo, preços muito baixos levariam a perdas financeiras substanciais, além de deixar o interessado desconfiado. Na hora de vender um negócio, as emoções devem então ser deixadas mais de lado.

Não negligencie a disponibilização da documentação adequada

Manter os registros financeiros e a documentação completa é mais uma etapa fundamental desse processo de venda.

A falta da documentação afetaria de maneira negativa a credibilidade da fábrica e dificultar a venda. Disponibilizar isso de maneira clara, concisa e também atualizada seria a base para uma avaliação transparente.

E é importante ainda mencionar que a ausência da documentação adequada complicaria o processo de due diligence para os compradores. Essa é uma situação que geraria atrasos na transação, além de tornar as negociações mais difíceis e, em certos casos, poderia quebrar negócio.

Apressar o processo também geraria complexações

Vender uma empresa não é uma decisão para tomar de maneira impulsiva e querendo acelerar as coisas. Esse processo exige (e necessita de) tempo.

Não se apresse para determinar o preço sem realizar uma análise apropriada para isso. Mas para isso considere as condições do mercado e o momento ideal para a venda.

Aguardar por um momento em que o mercado esteja favorável ou onde a fábrica esteja em seu melhor desempenho resultaria em melhores negociações e retornos mais elevados com a venda. Tenha paciência e conte com ajuda especializada.

Não hesitar em buscar ajuda profissional

Como finalizamos no tópico anterior, nas hesite em buscar ajuda.

Se você não possui experiência com avaliação de empresas, então procure a ajuda de consultores financeiros ou de avaliadores profissionais. Esses profissionais são capazes de proporcionar orientação especializada e de assegurar que o preço seja definido de maneira objetiva.

Desse modo você anunciará sua indústria à venda pelo melhor preço e chegará até os possíveis investidores.

Por falar em buscar ajuda profissional, não hesite em contactar a Quero Um Negócio para anunciar sua fábrica à venda. Você obtém mais informações ao acessar a nossa plataforma online de compra e venda de negócios.

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