“Vendo clínica médica, por onde devo começar?” Se essa é também sua dúvida, esses 5 passos serão essenciais para te guiar até uma ótima negociação.
A venda de um negócio é diferente da venda de um produto ou serviço, podemos dizer que é um processo mais complexo, afinal de contas envolve uma quantia elevada e também incluiu uma transação imobiliária (seja o imóvel onde a clínica funciona alugado ou próprio).
Há certos trâmites envolvidos, ainda que sejam menos do que se alguém fosse abrir uma clínica.
E mesmo que cada venda seja única, ainda assim os fundamentos e etapas são os mesmos. A seguir mostramos as etapas que você deve seguir se quiser vender sua clínica por um bom preço.
Uma dica muito importante antes de qualquer coisa
Quanto mais preparado estiver, então maiores podem ser suas chances de ter bons lucros com a venda. É por isso que nesse processo de venda o ideal é preparar o negócio com um ou dois anos de antecedência.
Ter esse tempo de preparação permitirá que você organize melhor as coisas e coloque em ordem o que precisa estar. Além do mais, isso será de grande importância para que você consiga um preço melhor pela sua clínica médica à venda.
A seguir temos os demais fatores cruciais para conseguir se sair bem nesse processo de vendo clínica médica. Distribuímos eles em 5 passos que julgamos serem fundamentais.
1 - Com qual propósito eu vendo clínica médica?
Por que você quer colocar sua clínica médica à venda? Saber informar isso ao possível comprador é uma etapa importantíssima, uma vez que para ele essa informação é crucial para saber se vale a pena adquirir o negócio.
Mas isso é algo também importante para que você elabore uma boa proposta de venda, com algo que vá convencer o interessado na compra.
Há distintos motivos para se querer vender uma clínica médica: aposentadoria, falta de sucessão, por estar enfrentando alguma doença, mudança de ramo ou mesmo quando o negócio não se encontra numa situação financeira favorável.
2 - Avaliação profissional
Você sabe quanto vale a sua clínica médica? A avaliação não é um processo simples e requer ajuda de um profissional especializado. Esse profissional (um consultor de negócios) tem conhecimento e experiência nesse tipo de processo e pode te ajudar a definir um bom preço para venda.
Além do mais, contratar um profissional ou empresa especializada garante credibilidade ao anunciar o preço. O comprador terá mis certeza do preço se souber que foi um profissional terceirizado e experiente quem realizou a avaliação.
Para essa avaliação serão considerados distintos elementos como volume de vendas, lucros, carteira de clientes, ativos e passivos, etc. Assim será possível definir um preço realista, usando um dos métodos desse processo que é também conhecido como “valuation”.
Nesse processo o fluxo de caixa, localização da clínica, saúde financeira, funcionários, demanda de mercado, entre outros, são fatores que influenciarão no preço final.
Boa parte dos empresários possui seu patrimônio líquido vinculado ao seu negócio, sendo assim a venda pode ser algo fundamental para o seu sustento, ainda mais quando não se pretende ter outro negócio. Por isso que cada etapa deve ser realizada com bastante cautela.
3 - Mantenha as finanças em dia e organiza outras coisas
Atualmente, quem está interessado no seu anúncio de “vendo clínica médica” não apenas analisa os lucros do negócio, mas é uma preocupação também saber se ele será viável no longo prazo.
Muitos possíveis compradores refletem por mais tempo a fim de saber se a compra é um bom investimento. Eles farão a chamada “devida diligência” para se certificarem das informações sobre a situação de equipamentos, saúde financeira, situação dos funcionários, etc.
O que fazer aqui então?
Será importante trabalhar com um consultor a fim de revisar as demonstrações financeiras e as declarações fiscais dos últimos 3 a 5 anos. Lembre-se também de elaborar uma lista com os equipamentos que pretende vender juntamente com a clínica.
Além disso, organize informações sobre a administração da clínica médica à venda. Nesse caso, você pode apresentar aos possíveis compradores um manual de operações do negócio a fim de mostrar como a empresa é conduzida.
Por fim, certifique-se de que todos os documentos estão organizados, atualizados e de fácil acesso. Não deixe nenhuma informação de fora e seja sempre transparente, pois isso proporciona segurança.
Importante: cuide para aumentar as vendas na clínica. Uma clínica com uma renda saudável e que gera um volume considerável de vendas é algo atraente para os potenciais compradores.
4 - Organize a sua saída da clínica médica
Já planeje a sua saída do negócio com muitos meses de antecedência também. Comece treinando os profissionais ali para conseguirem atuar sem você por perto a todo momento. Uma clínica com uma equipe assim é muito mais valorizada.
Se preparar assim também te ajudará a colocar as coisas em ordem, tal como já mencionamos anteriormente. Isso quer dizer que se você agendar sua saída conseguirá melhorar as vendas no estabelecimento, organizar registros financeiros, base de clientes, entre outras coisas.
Não espere até que aconteça algo ruim para vender sua empresa, mas aproveite enquanto ela está num momento bom, com bons lucros e é vista com bons olhos no mercado, pois assim obterá um bom preço. Mas mantenha-se atualizado com as tendências do mercado para fechar o melhor negócio.
E um dos piores erros que se pode cometer nesse caso é não dispor de um plano para a saída. Então comece já a desenvolver a sua estratégia, antes que algum imprevisto o obrigue a fazer isso nas pressas e sem qualidade.
5 - Vendo clínica médica: ajuda especializada
Vender uma empresa é algo que não é simples, como você pôde conferir aqui. Existem muitas etapas e procedimentos importantes para conseguir fechar um bom negócio.
Além disso, há ainda a etapa da elaboração do contrato de compra e venda que envolve a ajuda de um advogado. O advogado te orientará na correta elaboração desse documento, onde estarão as cláusulas com as obrigações e os direitos de ambas as partes (vendedor e comprador).
São muitas coisas para se fazer e a ajuda de um consultor de negócios é de suma importância. O consultor é fundamental ao longo de todo o processo, desde quando você se decidiu por anunciar “vendo clínica médica” até a efetivação da venda.
O consultor é alguém com muita experiência em distintas áreas como economia, mercado, finanças e outras. Com tudo isso, ele tem propriedade para te orientar em todo o processo.
Mas além de contar com um consultor, outra coisa importante é saber onde anunciar sua clínica médica à venda. E é aqui onde a Quero Um Negócio entra para te ajudar.
Temos uma plataforma que ajuda compradores e vendedores interessados em negócios a concretizarem seus objetivos.
Você quer vender uma clínica médica? Na Quero Um Negócio você anuncia para interessados de todo o Brasil. São pessoas realmente interessadas em comprar uma empresa, te concedendo mais oportunidades de venda. Inclusive, temos consultores que podem te ajudar a encontrar o comprador ideal.
De igual modo, se o que você quer é comprar um negócio, temos centenas de anúncios com oportunidades em todo o Brasil.
Saiba mais sobre a nossa plataforma acessando aqui.
Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!