O que preciso saber antes de comprar clínica de estética? 7 dicas para identificar um bom negócio

Por Lucio em 19 de Janeiro de 2022
O que preciso saber antes de comprar clínica de estética? 7 dicas para identificar um bom negócio

Comprar clínica de estética é um importante passo e que requer alguns cuidados para identificar um bom negócio.

Se você atua na área da estética e agora quer ir além e ser dono do próprio negócio, a compra de uma empresa é uma boa opção.

Investir num negócio pronto e em funcionamento traz vantagens como menor risco, clientes consolidados, lucros, um bom ponto comercial, além do que todos os trâmites para o negócio funcionar já foram executados.

Você começa vários passos à frente ao comprar um negócio pronto, mas para identificar uma boa oportunidade boa assim é necessário antes conhecer alguns elementos sobre os quais falaremos a seguir. Esses elementos te ajudarão a enxergar o que é e o que não é uma oportunidade de negócio.

 

1 - Em busca de “esqueletos no armário”

Na superfície pode ser que o negócio se mostre atrativo, mas por trás de tudo aquilo podem existir muitos problemas.

É por isso que um dos passos iniciais mais importantes é procurar “esqueletos no armário”. Isso quer dizer que você não deve ver apenas o que o atual dono diz, mas procure por coisas que estejam camufladas.

Alguns exemplos de problemas que estejam camuflados são: um ponto comercial ruim ou com um aluguel elevado, a existência de problemas financeiros, mudanças que possam causar perdas, equipamentos danificados, problemas com funcionários, etc.

Caso a clínica de estética não possua esses “esqueletos no armário”, então são pontos a favor desse investimento. Investir nesse negócio seria uma boa ideia. Mas ainda haveria outros pontos para analisar.

Algumas coisas que você pode fazer e que te ajudarão a analisar esses “esqueletos” são: visitar a empresa e conhecer o dia a dia ali, avaliar a situação do mercado, analisar como os funcionários atuam, ver os produtos e equipados utilizados no estabelecimento, entre outras coisas.

Mas é importante relatar que esse é um processo que exige o auxílio de um profissional que entenda sobre o mercado, que conheça práticas importantes para essas e outras averiguações sobre o estabelecimento. Aqui um consultor de negócios será uma fundamental ajuda.

A seguir listamos os elementos que são importantes para você analisar e explicamos sobre cada um.

 

2 - Ao comprar clínica de estética, verifique os documentos

Histórico de vendas, movimentações bancárias, demonstrativos financeiros, contratos, fluxo de caixa, etc. são alguns documentos importante para analisar quando investigar sobre uma clínica de estética à venda.

Outros também essenciais são certidões negativas, nível de inadimplência, etc. Todos esses são cruciais para conhecer o estado da empresa e evitar investir num negócio que retorne prejuízos para você.

Se o dono se negar a apresentar tais documento ou apresentar somente parte deles, isso pode significar que ele quer esconder que há uma desorganização na parte financeira ou mesmo queira esconder dados importantes que possam afetar a decisão de compra.

 

3 - Situação jurídica e fiscal

Outro elemento de extrema importância ao comprar clínica de estética é identificar a situação fiscal e jurídica dela.

Será que o negócio está em dia com suas contribuições? Taxas, impostos e outros têm sido pagos devidamente? Se a resposta for negativa, então isso pode significar que o estabelecimento poderá ter problemas em breve.

Caso algum recolhimento seja feito de modo incorreto, então isso poderá gerar multas. Veja isso também.

Aqui com um bom contador ou consultor de negócios é possível obter mais informações sobre isso.

Importante: lembre-se que ao comprar clínica de estética o CNPJ e demais documentos são mantidos.

 

4 - Como estão os equipamentos usados nos procedimentos

Numa clínica de estética há muitos equipamentos usados para diferentes procedimentos como tratamentos a laser, macas, vaporizadores, bancos, etc. E é importante pesquisar sobre a situação deles, uma vez que ao comprar clínica de estética você estará adquirindo-os também.

Se houver equipamentos e demais itens com problemas, isso gerará custos extras para você. A dica aqui é saber sobre a situação deles antes de fechar negócio.

Faça então uma vistoria no local e saiba tanto sobre a situação dos equipamentos quanto sobre a situação estrutural.

Uma coisa que poucos dão a devida importância na hora de comprar clínica de estética é quanto a titularidade dos equipamentos. Eles são mesmo da clínica ou são alugados? Veja isso também.

 

5 - E quanto as dívidas?

Quando você adquire uma clínica de estética à venda, então assume tudo o que pertencer a ela, inclusive suas dívidas. E isso acontece porque a compra de um negócio diz respeito a assumir seus ativos e passivos.

É por esse motivo que o risco financeiro é o maior envolvido nesse tipo de negociação.

Pode ser que comprar uma clínica de estética seja uma grande oportunidade, porém ela possua dívidas elevadas que tornem o investimento inviável.

Um exemplo de problema que poderia vir à tona e causar prejuízos seria o passivo trabalhista. Ele se configura no seguinte:

- Se um funcionário não trabalha mais na clínica de estética, contudo, ele possui até dois anos a partir da data da rescisão para acionar a justiça e exigir uma reparação pelos últimos 5 anos em que trabalhou naquela empresa.

E como você será o novo dono, então responderá por esses custos. E isso existirá mesmo que você constitua um novo CNPJ. É por isso que é extremamente importante saber sobre passivos ocultos.

Se for realizada a mesma atividade na empresa e houver a mesma estrutura com máquinas, clientes, móveis, etc., então ela será a sucessora da empresa anterior.

Um consultor de negócios pode oferecer orientações mais precisas sobre esse tipo de situação. Mas em suma é importante conhecer bem o estado da empresa antes de fechar negócio, pois é ali onde aplicará o seu capital.

A solicitação das certidões negativas dos últimos cincos anos é um passo importante para ser tomado nesse caso.

 

6 - Titularidade do ponto comercial

O imóvel pertence a clínica ou é alugado? Caso seja alugado, veja se o contrato permite que haja a cessão do controle acionário, mas sem que ocorra a perda do direito a exploração desse imóvel.

Nesse caso, você deve entrar em contato com locador e renegociar o contrato de aluguel. Isso deve ser feito logo após a aquisição da clínica de estética à venda. Renegocie novos prazos, ajustes, preço do aluguel, etc.

 

7 - Preço de venda ao comprar clínica de estética

Analisar o preço de venda da empresa é importante para que você faça um bom investimento.

Pode ser que aquela clínica de estética tenha sido anunciada por um preço que está acima do valor de mercado, por exemplo, mas para saber disso você teria que fazer uma avaliação.

A essa avaliação é dada o nome de “valuation” que trata-se de um processo para saber quanto vale uma empresa.

O valuation é realizado por um profissional com ampla experiência em finanças e mercado, tendo também conhecimento em economia e transações de compra e venda de empresas. É o consultor de negócios que pode te ajudar nesse processo.

 

Encontre o negócio ideal para investir

Conte com a plataforma da Quero Um Negócio para encontrar empresas, franquias e ponto comerciais à venda em todo o Brasil.

Negocie num ambiente prático, seguro e exclusivamente desenvolvido para esse tipo de transação.

Acesse aqui agora e conheça tudo o que temos para te ajudar a realizar seu sonho de ter um negócio.

Comentários

  • Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!

Aguarde..