Negócios à venda: quais riscos ao negociar a empresa por conta própria sem a ajuda de um consultor?

Por Urias em 29 de Janeiro de 2022
Negócios à venda: quais riscos ao negociar a empresa por conta própria sem a ajuda de um consultor?

Aquele bem que um dia serviu a sua família, realizou seus sonhos e empregou algumas pessoas pode não estar mais dando a mesma satisfação como no início. Isso é bem normal e o medo de colocar negócios à venda deve ser superado. 

 

É claro que entender de mercado para colocar à disposição do primeiro interessado, dá até um friozinho na barriga. Pense que são anos investidos para, de repente, ter que repassar para alguém sem saber direito de burocracia e de valores.

 

Não é à toa que os consultores encontram espaço nas negociações. Isso vai fazer um diferencial tremendo para quem está inseguro em repassar o negócio. 

Como avaliar a empresa para colocar à venda

Fazer um bom negócio exige tempo de pesquisa e perspicácia por parte do vendedor. É por isso que muita gente desiste de colocar o negócio à venda sozinho. 

 

Hoje, existem diversos métodos de avaliação para guiar o interessado em repassar a empresa. De toda forma, é preciso levar em consideração o tamanho da empresa, a marca, a localidade entre outros fatores.

 

Todos estes pontos vão ser imprescindíveis para colocar o valor da empresa. Acima de tudo, é preciso analisar pendências também como dívidas para precificar de forma justa. Outro fator que impacta diretamente no preço são as causas na justiça. Se a empresa tem muitos processos, automaticamente pesa na marca da empresa. 

 

Ou seja, quanto mais a empresa tem pontos a serem melhorados para recuperar sua imagem no mercado, menor valor ela terá. 

 

Já em situação oposta, se a empresa tem uma marca reconhecida com tendência a ter mais crescimento, deve ser colocado na planilha, pois se trata de uma previsibilidade.

Qual metodologia de avaliação usar na venda de empresa

Em primeiro lugar, não existe apenas um método de avaliação. Para fazer um bom negócio é preciso usar várias metodologias.

 

Enquanto alguns métodos vão aferir resultados mais objetivos como lucratividade, outros irão analisar valor de marca e outros dados subjetivos.

 

O modelo de gestão também vai entrar nessa conta e, quanto melhor mais valor será agregado a sua empresa. 

 

Veja alguns métodos de avaliação:


 

  • Valores de ativos
  • Fluxo de caixa descontado
  • Abordagem de múltiplos

 

Esses métodos são os mais utilizados no nosso país. Em todo caso, uma boa prática em valuation é imprescindível quando se trata de negócios à venda.

Prepare os documentos 

Vender a empresa sem se preparar para isso, só posterga ainda mais a negociação. Isso porque são vários papéis que o comprador em potencial precisa analisar.

 

Entre eles existem certidões negativas, alvarás, marcas, patentes, registros, fluxo de caixa, licenças e registros. 

 

Quanto mais organizado você for, mais rápido será o processo de negociação. Esse também é o momento de analisar se existe alguma informalidade no negócio. Um exemplo disso é o sócio que ainda não está no contrato social da empresa.

 

Em outras palavras, antes de colocar negócios à venda, veja todos esses detalhes que fazem parte da compra e venda de qualquer empresa.

 

É por isso que alguns empresários precisam da ajuda de um consultor. São muitos documentos para lembrar na hora de negociar. 

 

Uma vez que haja alguma pendência, não será possível concretizar a venda. Porém, um consultor tem experiência para orientar toda essa parte burocrática.

O consultor consegue achar os melhores compradores

Imagine mostrar informações da sua empresa para alguém que não tem boas intenções. Com o número de golpistas aumentando a cada dia, o medo de ser enganado é muito grande.

 

É aí que o consultor entra com as cartas na manga! Ele tem expertise para identificar as características de um comprador sério. Além disso, ele pode contar com uma lista de fraudadores que devem ficar longe da sua empresa.

Mas antes de qualquer coisa, você precisa ter dois documentos fundamentais para iniciar a busca de compradores em potencial: São eles o teaser e o NDA.

 

Teaser - Este documento é uma forma bem resumida de apresentar a empresa. Nele, algumas informações, como resultados e características da empresa vão estar de maneira bem resumida.

 

NDA - Já este é um contrato de confidencialidade que é feito com os interessados no negócio. Esse contrato protege ambas as partes e é válido de 3 a 5 anos.

Memorando de entendimento

Depois que você e seu consultor de negócios já esquematizaram a proposta de venda é só aguardar  contato de um possível comprador.

 

Neste caso, você vai precisar de um MOU, ou memorando de entendimento. Esse documento vai pré formalizar o acordo de venda da empresa.

 

Nele é possível colocar até o prazo da análise da documentação. Isso evita a especulação de curiosos. O MOU vai sinalizar direitos e deveres de ambas as partes, bem como dará informações básicas do negócio. Sem dúvida, essa é uma maneira de garantir ao comprador que ele está em um negócio sério. 

 

Dessa forma, você consegue ganhar mais credibilidade antes de formalizar a documentação.

Negociar sozinho ou buscar um consultor

 

É possível fazer uma negociação por conta própria, contudo os riscos são maiores. Primeiro porque você não tem experiência de fazer isso com constância. É muito provável que seja a primeira vez. 

 

Depois porque o tempo de procura por compradores, organização de documentos e alguns imprevistos são grandes. Portanto, ter alguém experiente para direcionar todos esses trâmites é fundamental. Sem contar que a transação terá mais segurança.

 

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