Como fazer um bom negócio na hora de comprar um comércio.

Por Urias em 09 de Janeiro de 2022
Como fazer um bom negócio na hora de comprar um comércio.

Empreender parece ser uma solução para quem deseja liberdade financeira. Embora o trabalho inicialmente seja bem árduo, em médio e longo prazo é recompensador para quem escolheu este caminho.

Mas aí paira a questão: Vale a pena começar algo novo? Devido a tantos desafios que um novo negócio apresenta, muita gente acaba desistindo. É por isso que algumas pessoas precisam parar para refletir se vale a pena o risco. 

Aqui neste artigo, preparamos algumas questões para que você tenha certeza se está na hora de empreender.

Você tem perfil de comerciante?

Não importa o motivo de você escolher o comércio. Pode ser que você tenha afinidade com o segmento ou, simplesmente, você viu uma ótima oportunidade financeira.

O mais importante é saber se a paixão por determinado tipo de negócio vai sustentar todos os desafios. É bom analisar se você consegue lidar com as necessidades dos clientes, por exemplo. 

Sabemos que um cliente é diferente do outro, portanto é muito importante ter equilíbrio. Pense que todo comércio tem problemas a resolver em relação a problemas com produtos, atendimento de funcionários que impactam no relacionamento com o cliente.

Sendo assim, o proprietário acaba sendo um grande solucionador de problemas e, para isso, ele precisa ter bastante controle emocional.

Outro ponto é saber lidar com fornecedores. Sem eles, o seu comércio não existe. Ou seja, ser um bom negociador para trabalhar com os melhores preços e estar atento aos prazos é fundamental para o sucesso da empresa.

Delegar ou dominar?

Quando um empresário começa algo sozinho ele precisa ter em mente que ninguém é bom em tudo. Sim. Essa é uma verdade que precisa ser lembrada várias vezes ao dia. 

Existe uma certa auto cobrança que exige demais do empreendedor. Mas, nem sempre ele vai dominar a contabilidade e o marketing. A melhor maneira de evitar problemas futuros é eliminando as tarefas que você não domina para, futuramente, delegar.

Sem dúvida, isso vai trazer uma leveza e mais assertividade na tomada de decisão. No entanto, não é delegando para qualquer pessoa que vai dar certo. Tenha sempre bons profissionais em vista que cuidem do comércio como se fosse deles.

Então, se você está acostumado a fazer tudo porque acredita que você faz melhor, não se iluda. Delegar é uma atitude muito sábia para manter a saúde do negócio com tudo funcionando bem.

Capital de giro

Iniciar sem uma reserva é o que chamamos de “dar um tiro no pé”. Principalmente no início, uma reserva de dinheiro é  capaz de bancar os primeiros gastos. Lógico que uma carteira de clientes ainda está sendo criada, por isso não há lucro. 

Quem não se prepara com um capital de giro antes mesmo de comprar um comércio, acaba enfrentando problemas financeiros. É possível dizer que sem essa reserva você não consegue escalar as vendas para sair do lugar.

Comprar um comércio: Converse com atual proprietário

Saber o motivo da venda do empreendimento é uma maneira de começar sem sustos. Sendo assim, procure ter uma conversa com quem está à frente do negócio no momento.

Entenda e procure ver se tem alguma falha no comércio que precise de mais investimento. Outro motivo muito comum é ver se tem dívidas. Também uma possibilidade é saber se existe processo contra a empresa.

Hoje em dia, um grande alavanque para dar crescimento ao negócio é o plano de marketing ou publicidade. Veja se a empresa já tem uma presença digital.

Veja a lista de clientes

O que movimenta a empresa é, sem dúvida, uma lista de clientes. Tanto que muitos especialistas acreditam em uma proporção de 80 por 20. Isso significa que 20% dos clientes sustentam 80% do comércio. 

Em outras palavras, ter uma carteira de clientes fidelizados garante o restante do comércio. É por isso que analisar a carteira de clientes é importante para entrar com mais garantia para começar.

Mas não basta ver quantos clientes a empresa tem e, sim, quantos estão ainda ativos. Neste caso, uma busca por dados da última compra são indicativos de relacionamento com a empresa.

Veja a situação financeira da empresa  

Antes de comprar um comércio, exija a apresentação de demonstrativos financeiros da empresa. Mas não fique só na palavra do proprietário.

A clareza nos demonstrativos  deve ser pautada por auditoria contábil para que a negociação passe mais credibilidade.

Analisando a margem de lucro daquele comércio, você vai poder ter certeza se vale a pena seguir no mesmo segmento ou não. 

Seja cliente por um dia

O comércio tem sempre os horários e dias de mais movimento. Nem sempre estar à beira de rua é sinal de sucesso nos negócios. Isso porque nem sempre aquele tipo de negócio é interessado para aquele público.

Sendo assim, para não correr riscos de perder dinheiro, veja como funciona o local em dias e horários diferentes. Sem dúvida, você vai conseguir ter uma ideia do funcionamento do local.

Não hesite em investigar o que pode ser melhorado para que o estabelecimento tenha mais destaque. De repente, você consegue enxergar através de ângulos diferentes o que o proprietário atual deixou passar despercebido. 

Se comprar um comércio está no topo da sua lista de desejos para começar o ano com novos projetos, invista em boas oportunidades. Aqui na Quero Um Negócio temos várias ofertas para você começar a investir agora mesmo. 

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