7 dicas para entender o processo de compra e venda de pizzarias

Por Lucio em 02 de Dezembro de 2021
7 dicas para entender o processo de compra e venda de pizzarias

Hoje trouxemos algumas dicas super importantes sobre o processo de compra e venda de pizzarias.

É cada vez mais comum no Brasil a realização de transações de compra e venda de empresas.

Do lado de quem compra uma empresa está a satisfação por poder ingressar num determinado mercado sem precisar começar tudo do absoluto zero.

Plano de negócios, aquisição de equipamentos, escolha de um bom ponto comercial, atrair os primeiros clientes, esses são apenas alguns dos passos que você teria que tomar para abrir uma pizzaria e conseguir lucrar com ela (sem contar toda a burocracia para a abertura e legalização do negócio).

E do lado de quem venda há a oportunidade de ter verba para outros projetos e objetivos.

Para o vendedor, conseguir encontrar um bom comprador poderia ajudar tanto no seu objetivo de mudar de ramo, injetar recursos na própria pizzaria (por meio da venda de cotas do negócio) ou mesmo se aposentar.

O fato é que nesse tipo negociação ambos saem ganhando.

Se o processo de compra e venda de pizzarias for realizado adequadamente, então ambas as partes se beneficiam. É por isso que elencamos 7 dicas para ajudar os compradores ou vendedores a entenderem como deve ser realizado esse processo. Confira a seguir.

 

1 - Por que comprar ou vender uma pizzaria? Entenda o motivo

A primeira coisa a se fazer quando tem planejado vender ou comprar um negócio é saber o motivo. E isso vale para ambos os lados.

Por que você quer comprar aquela pizzaria? E já questionou por que o atual dono a quer vender? Será que existe alguma dívida? Será que ele quer vender o negócio para se livrar de um problema?

E por que você quer vender sua empresa? Se for para quitar uma dívida, é importante não ser precipitado, pois pode ser que repasse seu negócio e não consiga a quantia que necessita agora.

Comprar uma pizzaria pode ser uma realização na vida de alguém, por outro lado, vender pode ser um grande negócio para um empresário. E definir ou identificar isso te ajudará a tomar a decisão certa. Os próximo passos ficam mais claros quando essa etapa é realizada.

 

2 - Estude sobre transações de compra e venda de negócios

Outro passo importante para entender como funciona o processo de compra e venda de pizzarias é estudar sobre esse tipo de transação.

A compra e venda de empresas é algo recente no Brasil, mas em países como os Estados Unidos já é uma realidade constante. Contudo, mesmo sendo algo ainda recente, existem muitas fontes onde você pode obter informações úteis, tal como aqui no blog Quero Um Negócio.

O importante é estar por dentro desse processo a fim de fechar uma boa negociação. É com a intermediação de um especialista que você deve fechar esse tipo de negócio, mas entender como tudo funciona é importante.

 

3 - Tenha a ajuda de um consultor de negócios nesse processo

O consultor de negócios pode te ajudar a entender os passos necessário para comprar ou vender uma empresa. Esse profissional possui conhecimento em finanças, economia e no mercado, sendo uma ajuda indispensável para conseguir fechar uma boa negociação.

Especialmente no caso de quem vende uma pizzaria, a ajuda do consultor é fundamental. O especialista te orienta sobre documentos necessários para atualizar, organizar, definição do preço de venda da pizzaria, entre outros assuntos.

O consultor atua por ambos os lados ajudando a encontrar a melhor forma para fechar a negociação. Com a ajuda dele os processos são facilitados. Ele é focado no sucesso da negociação.

 

4 - Questões ficais para a compra e venda de pizzarias

Para vender ou comprar uma pizzaria é necessário entender a situação fiscal do negócio. Esse é um ponto importante para saber se aquele negócio está em dia com as suas obrigações diante da Receita Federal.

Se você pretende comprar uma pizzaria, é necessário tomar bastante cuidado com essa parte, pois é aqui que saberá se o negócio está em situação regular. Esse é um caso que pode até mesmo gerar multas para o dono (ou novo dono).

Já se você for dono de uma pizzaria e a quiser vender, manter em dia a parte fiscal otimizará o processo de venda.

Tenha a ajuda de um contador ou consultor para tratar disso (seja você o comprador ou vendedor).

 

5 - Avaliação do valor de venda de uma pizzaria

Realizar uma avaliação sobre o preço de venda da pizzaria é mais um fator importante.

Se você é o proprietário e pretende anunciar sua pizzaria à venda, saber definir o preço adequado te fará fechar negócio muito mais rápido. Sem contar que isso ainda te ajuda a evitar anunciar o estabelecimento por um valor muito abaixo do que ele vale (ou muito acima).

Agora se você é quem investirá numa pizzaria, esse processo pode (e deve) também ser realizado. Com isso você saberá se o que é anunciado é o que aquele negócio vale, realizando uma boa aquisição.

Mas é apenas um especialista quem realiza essa avaliação do quanto vale uma pizzaria (ou qualquer outro negócio). É exigido conhecimento avançado em métodos de Valuation para esse processo e somente um consultor de negócios o possui.

Alguns dos métodos mais usados para saber quanto vale uma empresa são: múltiplos de mercado e fluxo de caixa descontado.

 

6 - É importante entender como está o mercado

Para quem compra ou vende uma pizzaria, estar atento ao mercado é um ponto fundamental.

Como está a economia? As tendências? Esses e outros fatores podem pesar na decisão de compra ou venda. Um exemplo:

- Pode ser que o cenário atual reduza o preço de venda da sua pizzaria e isso te obrigue a aguardar mais um tempo até que as coisas se normalizem ou você consiga agregar valor ao negócio e, assim, o venda por mais;

- Ou pode ser que você queira investir numa pizzaria agora, mas o cenário não seja favorável para esse tipo de investimento no momento.

A situação do mercado pode interferir de forma negativa ou também positiva na decisão de compra e venda de pizzarias.

 

7 - Acesse plataformas de compra e venda de negócios

Uma das melhores formas de entender mais como esse tipo de negociação funciona é através do acesso a plataformas especializadas. A Quero Um Negócio, por exemplo, atua com a intermediação desse tipo de transação.

Em nossa plataforma o comprador ou vendedor tem acesso a soluções práticas num ambiente seguro e transparente.

Atualmente, contamos com centenas de anúncios de diferentes segmentos em todo o Brasil. Se você busca uma pizzaria à venda, loja de autopeças, e-commerce, lanchonete, restaurante, franquias e muito mais, encontrará aqui.

E se você quer vender sua empresa com segurança e agilidade, temos uma plataforma simples de usar. E você conta ainda com a ajuda dos nossos consultores para vender sua empresa mais rápido.

Uma das principais vantagens de usar plataformas como a nossa é a segmentação. Isso quer dizer que as chances de encontrar compradores ou vendedores maior, já que se trata de um local voltado para esse tipo de negociação. Os resultados são maiores.

Acesse aqui agora e saiba mais sobre como comprar ou vender um negócio em nossa plataforma exclusiva.

Comentários

  • Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!

Aguarde..