Vender empresa de zeladoria, manutenção e recepção: 7 dicas para anunciar

Por Lucio em 08 de Abril de 2024
Vender empresa de zeladoria, manutenção e recepção: 7 dicas para anunciar

Pretende vender empresa de zeladoria, manutenção e recepção? Aqui nós temos 7 dicas para você preparar uma apresentação atrativa e também para organizar bem o negócio antes da sua saída.

O setor de terceirização cresce a cada dia no país, impulsionado por uma demanda que não se estagna em termos de crescimento. E esse crescimento compreende diferentes fatores, tudo corroborando para que você consiga vender um negócio nesse setor pelo melhor preço.

E as suas chances de fechar um bom negócio podem ficar ainda maiores com o que reunimos aqui.

Antes de qualquer coisa, já adiantamos que é importante aderir a estratégias que elevem a visibilidade desse negócio. Com isso você não apenas atrai mais potenciais compradores, como também gera mais valor para a empresa.

Nas próximas linhas, temos 7 dicas que se dividem entre orientações para elaborar um anúncio atrativo e também para manter tudo organizado na empresa e, com isso, gerar mais valor, além de reduzir o gasto de tempo com as etapas da transação.

1 - É importante ter uma documentação completa e organizada

Antes de anunciar que deseje vender empresa de zeladoria, manutenção e recepção, veja se toda a documentação financeira, legal e operacional está completa e devidamente atualizada.

E esse processo inclui balanços financeiros, registros de funcionários, contratos com fornecedores e clientes, licenças e demais documentos relevantes.

Uma documentação completa e atualizada aumentará a confiança dos compradores em potencial. E aqui ainda será de suma importância ter a ajuda do seu contador para fazer esse levantamento.

Como atual dono desse tipo de negócio, você deve saber que não são poucos os documentos que ele possui. Logo, terá que dedicar um certo tempo para cuidar disso, o que ajudará a fechar um bom negócio. Lembre-se disso.

Não entraremos em mais detalhes aqui, mas temos outros artigos no blog da Quero Um Negócio tratando sobre isso. O nosso foco hoje é ajudar você a entender sobre os trajetos para realizar uma boa apresentação do seu empreendimento na hora da venda.

Mas ainda é importar citar que providenciar e organizar esses documentos é algo a se feito com meses de antecedência. O quanto antes você cuidar disso, então mais tranquila será a negociação.

2 - Vender empresa de zeladoria, manutenção e recepção: defina um preço justo para ela

Agora que você fez aquele levantamento sobre a parte financeira da empresa, tem mais embasamento na hora de definir seu preço de venda.

Esse preço precisa ser bom para você e também para o comprador. E a melhor forma de conseguir isso é se baseando no mercado. Para isso é usado o valuation.

O valuation é um processo que considera ativos, fluxo de caixa, lucros e potencial de crescimento da empresa para determinar o quanto ela vale diante do mercado.

Mas é importante que um profissional especializado em avaliação de empresas faça essa avaliação, o que ainda garantiria imparcialidade.

Com a imparcialidade nesse contexto, o seu empreendimento à venda ganharia muito, pois os possíveis compradores sentiriam mais segurança ao investir no negócio.

Voltando a abordar sobre o valuation, o ideal é realizar uma avaliação precisa do quanto vale a sua empresa.

Um preço muito elevado afastará os potenciais compradores, ao passo que um preço muito baixo levantaria suspeitas a respeito da saúde do negócio.

Desse modo, o seu anúncio se torna muito mais atrativo para os interessados na aquisição dela. E com esse interessem, aumentam as chances de fechar um bom negócio.

3 - Destaque os pontos fortes da empresa e gere mais valor

Qualquer coisa que é anunciada deve ter seus pontos fortes bem apresentados para aumentar as chances de venda. E o mesmo é para quem planeja vender um negócio.

Se quiser atrair um comprador para vender empresa de zeladoria, manutenção e recepção, é importante saber como convencê-lo de que o seu empreendimento é a opção ideal e vantajosa que ele procura.

Mas o que fazer quanto a isso?

Aqui é importante identificar e destacar os pontos fortes da sua empresa, veja que são duas coisas diferentes. Então comece identificando quais os elementos de valor no seu negócio: os contratos, clientes fidelizados, um bom fluxo de caixa, etc.

Veja quais são seus diferenciais competitivos. Isso ajudará a atrair potenciais compradores de modo mais rápido.

Com isso em mãos, agora é hora de elaborar uma boa descrição sobre a empresa. Mas se precisar de ajuda nessa etapa, não hesite em buscar o suporte de um especialista. Um consultor de negócios, por exemplo, pode te direcionar sobre a apresentação da sua empresa à venda.

E optando por anunciar online em uma plataforma exclusiva para esse tipo de negociação, como é o caso da Quero Um Negócio, há como subir seu anúncio e ter resultados em pouco tempo.

4 - Vender empresa de zeladoria: boas fotos ajudam a gerar mais contatos (mas tome cuidado com isso)

Quando você sobe um anúncio em uma plataforma de compra e venda de empresas, as chances de venda aumentam se você dispõe de boas fotos do negócio.

Lembre-se de que o seu anúncio é o primeiro contato que o interessado tem com o negócio.

Só que aqui temos uma coisa importante para abordar: a confidencialidade.

Vender uma empresa é algo que exige sigilo para resguardar o empreendimento, pois o anúncio da venda dado assim poderia gerar impactos negativos como queda nas vendas ou demissões.

Mas quando você sobe um anúncio, naturalmente, precisa colocar as fotos do estabelecimento. Mas aqui é importante evitar colocar fotos que possam deixar em evidência sobre qual empresa se trata, deixe isso para quando tiver o contato direto do interessado e ele assinar o acordo de confidencialidade.

O acordo de confidencialidade é um documento com embasamento legal que ajuda a proteger sua empresa. Com sua assinatura, o interessado que tiver acesso aos dados e informações sobre a empresa se compromete a não divulgar nada do que tiver acesso, do contrário responderá de acordo com a lei.

Logo, suba boas fotos, mas que não sejam da fachada da empresa e nem de áreas que deixem pistas sobre o negócio à venda. Isso ajuda a proteger o negócio e, assim, garantir sus sustentabilidade e, ainda, que você entregue algo promissor para o novo dono.

Importante: esse acordo ainda evita que informações e dados da sua empresa caiam nas mãos de concorrentes. E com isso há mais proteção da saudabilidade da empresa.

5 - Qualifique os compradores para evitar problemas no futuro

Mesmo que você elabore um acordo de confidencialidade, para evitar problemas, analise bem cada um dos contatos interessados na aquisição da sua empresa.

Como funciona essa qualificação? Aqui, antes de decidir qualquer coisa sobre a efetivação da transação, você obtém informações sobre o possível comprador como: capacidade financeira para a compra, conhecimento do setor, conhecimento sobre a sua empresa, etc.

Desse modo, as chances de realizar o trespasse para alguém que cuidará bem da empresa são enormes. Sem contar que com isso também você evita problemas futuros com alguém que não conheça sobre esse setor e sobre a sua empresa.

Pense que do mesmo modo que os compradores, cautelosos, investigam sobre você e sua empresa, você investigará sobre ele. E assim ambos saem ganhando com uma boa transação.

Mas já deixe as questões que fará para os possíveis compradores preparadas desde já. Sempre que for possível deixe coisas preparadas com dias, semanas ou meses de antecedência quando se trata da compra e venda de empresas, isso é essencial.

6 - Vender empresa de zeladoria, manutenção e recepção: prepare um perfil atraente para a empresa

Crie um perfil bem detalhado da sua empresa, conte um pouco sobre as partes emocionantes da sua história, sobre os serviços oferecidos, a estrutura organizacional, funcionários, clientes e oportunidades de crescimento.

Um perfil atraente é importante para ajudar os compradores a terem uma melhor compreensão sobre o que sua empresa oferece.

E reiteramos, é importante apresentar o máximo de informações sobre o negócio para tranquilizar e convencer o comprador.

Por esse e outros motivos que a preparação do negócio é algo de suma importância. Com a organização, então é mais fácil de saber sobre os pontos fortes e os destacar e também de saber os pontos fortes e o que fazer quanto a isso para melhorar.

Nesse e em outros passos aqui a ajuda de um consultor de negócios é muito importante.

Não são raros os casos de pessoas que comprar e vendem empresas por si só usando uma plataforma de compra e venda. Contudo, as chances delas em fecharem um bom negócio seria maior se tivessem a ajuda de profissionais especializados nesse tipo de transação.

7 - A ajuda de outros profissionais para fechar uma boa negociação é também crucial

 

Além do consultor de negócios, tenha a ajuda do seu contador nesse processo. E se esse contador tive experiência em vender empresa de zeladoria, manutenção e recepção ou qualquer outro tipo de negócio e em diferentes setores, isso seria ainda melhor.

Finalmente, mas não menos importante, tenha a ajuda do advogado especializado.

Há muitos documentos com termos jurídicos e contratos (com fornecedores, clientes, etc.) e você precisa desse apoio jurídico. Um advogado especializado em transações como essa ainda ó ajudará a elaborar o contrato de compra e venda.

Esse contrato de compra e venda precisa ser feito por alguém especializado nessa área do direito.

E mesmo que você queira vender a sua empresa sozinho, a ajuda desse advogado é indispensável. Com citado, há muitos processo e documentos que fazem ser necessária a ajuda desse profissional.

Orientamos que busque alguém com experiência na área e com propriedade para o orientar.

Dica extra: esteja disposto a negociar e fornecer suporte pós-venda (opcional, mas importante)

Estar aberto a negociações e ser flexível no processo de venda é uma coisa muito importante. Essas é uma das dicas essenciais aqui se quiser fechar um bom negócio.

No caso da disposição para negociar, isso não quer dizer aceitar qualquer oferta. Se você fez o valuation e sabe quanto vale a sua empresa, então pode negociar com base nisso, descartando propostas com preços muito abaixo dessa quantia.

Mas, de qualquer modo, esteja disposto a ouvir e argumento sobre as razoes pelas quais a empresa vale aquilo. O seu foco é convencer o potencial comprador de que a sua empresa é a escolha ideal para ele.

Quanto ao suporte pós-venda, é comum que vendedores permaneçam na empresa por algum tempo após a venda.

Com isso você oferece sua orientação para o novo dono, mas tudo isso acontece com vantagens para ambas os lados. Se quiser fazer isso, deverá negociar com o comprador, tratando tudo e elaborando um contrato para isso.

Esse suporte depois da venda ajuda a garantir uma transição suave. Mas é algo ainda que serve para ajudar o novo dono a manter os bons resultados da empresa.

Mas o que esse suporte incluiria? Isso pode incluir: treinamento, passagem de conhecimento e assistência quanto a transição de clientes e de contratos, por exemplo. Mas faça isso apenas se estiver disposto a ficar na empresa por mais algum tempo (geralmente alguns meses).

Suba seu anúncio na Quero Um Negócio e venda mais rápido

E uma das melhores dicas é anunciar seu negócio para venda online. Há praticidade e há também segurança, se contar com uma plataforma reconhecida como a nossa.

Já são anos trabalhando com a intermediação de compra e venda de empresas. E além de termos mais de 6 mil anúncios ativos, ainda oferecemos um ambiente apropriado para anunciar também franquias e pontos comerciais à venda.

Se não bastasse, você pode ter a ajuda de um dos nossos consultores no processo. O nosso time de especialistas o ajuda a chegar até o comprador ideal muito mais rápido.

E além de tudo isso, nós também contamos com planos de acordo com seus objetivos e necessidades.

Suba um anúncio com fotos, com sigilo, segmentado e aumente as chances de vender empresa de zeladoria, manutenção e recepção ou qualquer outro tipo de negócio. Quer saber mais? Acesse aqui e veja o que faremos para te ajudar a vender seu negócio.

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