Vale a pena comprar uma pizzaria falida?

Por Lucio em 30 de Dezembro de 2021
Vale a pena comprar uma pizzaria falida?

Quem pretende comprar uma pizzaria falida pode estar diante de uma grande oportunidade, se souber o que deve fazer.

O setor alimentício é um dos maiores no Brasil (e um dos que mais faturam), sendo promissor mesmo em períodos de incertezas financeiras. O fato é que, mesmo diante de uma crise, as pessoas precisam se alimentar, por tanto, esse é um dos últimos itens no orçamento a serem afetados.

Apenas em 2019, o setor de alimentos faturou quase R$ 700 bilhões (sendo o que mais faturou nesse período), de acordo com dados da Associação Brasileira da Indústria de Alimentos (ABIA). Esse número representou 9,7% do PIB do Brasil.

E se você pretende investir nesse setor, as vantagens podem ser ainda maiores no caso de comprar uma empresa em funcionamento.

Um negócio pronto reduz a burocracia existente na abertura, elimina muitas etapas e ainda te deixa a frente. Mas existem ainda os casos de pessoas que adquirem um negócio falido (devido ao seu preço menor e porque enxergam meios de torna-lo lucrativo).

No caso de uma oportunidade para comprar uma pizzaria falida, seria algo viável se você soubesse o que fazer para reerguer esse negócio.

Um exemplo seria investir numa pizzaria falida que ainda não tivesse investido em delivery e, assim, potencializar os resultados com esse canal de vendas.

A seguir abordamos mais sobre as vantagens dessa escolha e passaremos dicas importantes.

 

Por que vale a pena comprar uma pizzaria falida?

Como dito, o empreendedor que objetiva investir numa pizzaria que quebrou deve fazer isso com um planejamento. Apenas se guiar por um sonho e uma oportunidade de preço baixo pode te levar a ter um grande prejuízo.

Quando se trata de um negócio falido, todo cuidado é pouco.

Mas, se você souber o que faz e/ou tiver a ajuda de um profissional com ampla experiência em negócios, ainda mais em negócios nessa situação, há maiores chances de sucesso.

Como o negócio está quebrado e o atual dono (ou sócios) quer quitar possíveis pendencias, ele pode colocar o negócio à venda por um preço baixo. Logo, essa é uma das vantagens de adquirir um negócio nesse estado.

Outra vantagem de adquirir um negócio assim é que você pode moldá-lo ao seu modo.

Mas há ainda a vantagem dos clientes que o negócio possui. Se o negócio fechou por falta de verba ou por uma má gestão, mas os clientes gostavam dos produtos e serviços ali, então é possível recuperar tais clientes com o novo negócio que você pretende montar no espaço.

No entanto, se a pizzaria era conhecida pelos produtos de qualidade ruim e um atendimento também nesse nível, será mais difícil mudar essa imagem e conseguir atrair clientes, além de convencer os que já tiveram experiência ali.

Uma placa “sob nova direção”, por exemplo, poderia ser uma saída, mas isso deve ser feito com planejamento, pois pode ser que apenas isso não gere tanto impacto positivo.

 

Dicas para comprar uma pizzaria falida

Os desafios para melhorar a imagem do negócio e atrair clientes são grandes, mas contar com um consultor de negócios especializado te levará a resultados positivos.

Mas tenha em mente que a aquisição de uma empresa falida trata-se de investir em algo com um elevado risco.

Se abrir uma empresa era algo ariscado, mas a compra de um negócio pronto é um risco menor, esse risco volta (e com mais proporção) no caso de comprar uma pizzaria falida. É por isso que reiteramos que esse processo deve ser realizado somente com a orientação de um consultor de negócios.

O consultor de negócios possui experiência com transações de compra e venda de empresas e pode prestar todo o auxílio que você precisa nesse tipo de negociação.

Com a ajuda desse profissional, analise tudo da empresa com bastante calma antes de fechar negócio. Não pense que por ser um negócio falido há pouco com o que se preocupar, na realidade é justamente o contrário.

Nesse processo, solicite ao atual dono ou sócios documentos referentes ao financeiro e fiscal da pizzaria. Busque saber por qual motivo o negócio quebrou, como era o dia a dia ali, sobre a situação do ambiente, equipamentos, etc., pois você deve saber o que está adquirindo.

Não se esqueça também de verificar a reputação do negócio ali: como os clientes avaliam a pizzaria?

Por fim, conte com o consultor para identificar se o preço anunciado condiz com que ela vale. Esse usará o Valuation para chegar a um preço estimado.

 

O que fazer para recuperar uma pizzaria falida?

Depois de analisar todos os elementos que mencionamos e comprar uma pizzaria falida que vale a pena recuperar, é hora de reerguer o negócio.

A primeira coisa para se pensar ao adquirir um pizzaria quebrada é no processo de gestão.

Nós mencionamos também que a melhor situação seria a aquisição de um negócio com clientes, um bom histórico, mas que tenha falido por falta de investimento ou uma gestão ruim.

Esse é o cenário ideal para adquirir uma pizzaria porque te dá mais possibilidades.

Uma boa gestão dos recursos, investir em atendimento de qualidade e em alimentos de primeira são algumas ações importantes. Mas no caso de querer recuperar a imagem da empresa, um bom marketing é também fundamental.

Por outro lado, se o negócio fechou porque oferecia produtos e atendimento ruins, então o processo será mais difícil.

A fim de entender melhor sobre isso, pense nos seguintes cenários:

- Uma pizzaria que fechou porque as pizzas começaram a ficar mal faladas entre os clientes;

- E uma pizzaria que fechou porque o dono não tinha como expandir o negócio ou fez um planejamento financeiro ruim.

Qual das duas teria mais chances de se recuperar e seguir com as vendas (com os mesmos clientes e novos clientes)?

A segunda empresa apresenta mais vantagens para quem quer ingressar nesse segmento com um negócio pronto. Seria uma melhor opção para investir.

 

Mas o que fazer para tornar esse negócio falido em algo lucrativo?

Em primeiro lugar, pode ser necessário ter a presença do patrão por algum tempo ali. É comum que um negócio tenha o patrão ali tomando conta, mas conforme ele cresce e se desenvolve passa-se a terceirizar muitos serviços.

Nesse caso, ter a supervisão do patrão pode ajudar a reduzir desperdícios e também aumentar a produtividade. Então dê muita atenção ao negócio no início.

Outro passo importante é ter uma boa gestão financeira. Ter isso no negócio desde o início garantirá melhores resultados, além de você saber no que deve investir mais e no que deve reduzir custos.

Mas não pense apenas em reduzir custos, mas rever algumas coisas. Pode ser, por exemplo, que o fornecedor que o antigo dono tralhava não oferecia uma variedade de produtos e diversificação nos preços, logo, buscar um novo fornecedor seria uma saída.

Uma das grandes razões de muitos negócios irem à falência é a falta de estudo sobre o público e seu comportamento. Logo, não se esqueça de saber quem é o seu público e o que buscam. Esse é um dos segredos para ter sucesso após comprar uma pizzaria.

Mantenha o hábito de colher o feedback dos seus clientes e saberá o que funciona (quais sabores de pizza são mais procurados, por exemplo) e investir mais nisso.

 

Compra e venda de negócios

Já conhece a plataforma da Quero um Negócio para compra e venda de empresas?

Somos uma das maiores do Brasil com foco exclusivo nesse tipo de negociação.

Acesse agora e pesquise a empresa que deseja adquirir ou vende seu negócio com praticidade e segurança. Clique aqui e saiba mais.

Comentários

  • Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!

Aguarde..