Sorveteria à venda: o que você deve saber antes de comprar uma sorveteria

Por Quero um Negócio em 30 de Maio de 2021

Se você planeja investir numa sorveteria à venda, precisa antes estar ciente de alguns pontos essenciais.

No Brasil, o sorvete é uma iguaria consumida em diferentes estados. Não importa se é verão ou inverno, ele é uma escolha em qualquer estação. Logo, investir nesse tipo de negócio por aqui é uma vantagem lucrativa.

E isso se potencializa com o que mais uma sorveteria pode oferecer.

“Mas como assim?” Talvez esteja pensando agora.

O produto principal de uma sorveteria é o sorvete, havendo uma variedade de sabores. Mas ali também pode ser comercializado picolé, bebidas como água com e sem gás, refrigerantes, sucos, vitaminas, açaí, entre outros tipos de produtos similares.

E ainda que o cenário seja de crise, por exemplo, uma sorveteria consegue se manter. Especialmente se já possuir clientes fidelizados.

Mas essas não são palavras finais. Há muito o que ser feito antes de se decidir por investir num tipo de negócio, ainda mais se tratando, no caso aqui, de comprar uma sorveteria.

Um negócio pronto apresenta muitas vantagens, claro, tais como:

- Produtos já definidos;

- Um negócio pronto e organizado;

- Com clientes;

- O dono já entende a demanda, ou seja, sabe o que mais vende ali;

- Boa localização;

- Toda a parte burocrática referente a abertura e legalização de uma sorveteria já foi feita;

- Licenças, autorizações, etc. também já foram obtidas;

- O negócio é lucrativo;

- Equipamentos e demais itens necessários já foram adquiridos;

- Entre outras coisas.

Mas nem sempre essas vantagens existem e você deve saber como identificar isso. Para te ajudar, reunimos aqui algumas dicas sobre o que saber antes de fechar negócio.

Investir numa sorveteria à venda x abrir um negócio do zero

Já apresentamos uma pequena lista com algumas das vantagens de comprar uma sorveteria. Mas agora queremos fazer um comparativo breve aqui entre a aquisição de um negócio pronto e começar algo do zero.

Primeiro de tudo, quem monta uma sorveteria precisa ter paciência para a chegada dos primeiros clientes.

Você não abrirá sua sorveteria hoje e já terá vários clientes, pode até ser que hajam alguns na inauguração, mas a história será outra nos próximos dias. E, sem contar, que terá que trabalhar bastante no marketing para atrair os primeiros clientes.

Uma pessoa adquire algo de uma empresa quando ela sente-se segura, quando a empresa passa confiança. Assim, uma sorveteria nova precisa se estabelecer entre a população para conquistar seus primeiros clientes e fidelizá-los.

Mas até conseguir transmitir essa confiança para os clientes isso demandará tempo (e recursos).

E aqui já entramos em outro ponto: os produtos.

Você pode produzir seu próprio sorvete ou adquirir de fornecedores. Mas a qualidade precisa ser boa para que os clientes retornem. É necessário algum tipo de atrativo para eles retornarem.

Também, você terá que contratar e treinar os funcionários. O que não é necessário no caso de investir numa sorveteria à venda.

E ainda há toda a parte burocrática com a obtenção de registro, autorizações, alvarás, etc.

Pessoas de todos os gêneros e classes sociais amam sorvete. E aqui no Brasil, por ser um pais tropical, ele tem uma demanda elevada. Logo, optar por adquirir uma sorveteria à venda é uma ótima opção se quiser empreender sem precisar esperar tanto.

Comprar uma sorveteria: por onde começar?

Quais os primeiros passos para comprar uma sorveteria? Disso falaremos a partir de agora.

Antes de qualquer coisa, você precisa saber em que localização deseja a sorveteria (em qual estado e cidade). Logo em seguida, deve elencar com quais tipos de produtos deseja trabalhar: sorvete apenas? Picolé? Açaí?

O passo seguinte é definir qual o valor que possui para investir no negócio. E aqui também é importante já se organizar quanto ao capital necessário: já dispõe dele? Pretende fazer um financiamento ou empréstimo?

São pontos importantes para evitar problemas e para você saber por onde deve seguir.

Inclusive, recomendamos que você realize um planejamento antes mesmo de começar a pesquisa por uma sorveteria à venda.

A seguir temos outras dicas para você que pretende investir nesse mercado.

Pesquisando e listando opções

Nessa etapa você deve pesquisar por sorveterias à venda de acordo com os requisitos que definiu anteriormente. Acesse o site da Quero Um Negócio e realize uma pesquisa por empresas à venda de forma prática e rápida.

Nossa plataforma conta com anúncios de negócios à venda em todo o país e em diferentes segmentos. Você pode filtrar por tipo de negócio, localização (como mencionamos) e por valor do negócio. Em questão de segundos terá uma lista com diversas opções.

Crie uma lista com as opções mais ideais para você. E em seguida entre em contato com o anunciante para obter mais informações sobre cada um.

Recomendamos que tenha uma lista e vá filtrando as opções até ter entre 3 a 5 negócios como opções.

Visite o estabelecimento e saiba de suas condições

Um passo fundamental é realizar uma visita na sorveteria à venda. Essa visita é de extrema importância para conhecer a situação do negócio, os funcionários, produtos oferecidos, equipamentos, etc.

Recomendamos que você mantenha a discrição quando realizar essa visita, evitando que os funcionários e clientes saibam que está ali para comprar a sorveteria.

Mas por que isso?

Se as pessoas ficarem sabendo que o negócio está à venda, podem ter uma percepção errada da situação. Alguns podem pensar que o estabelecimento enfrenta uma crise e podem correr notícias falsas que gerariam uma imagem negativa da sorveteria.

Logo, lembre-se manter a discrição.

Faça uma primeira visita como se fosse um cliente ali. Já numa segunda visita leve consigo um especialista para realizar uma vistoria e identificar a situação dos equipamentos, estrutura, etc.

Documentos e outras coisas

Faça uma reunião com o proprietário e tenha acesso a documentos que comprovem os lucros do negócio, receitas, existência de dívidas, se os tributos estão em dia, etc.

Cabe a um contador especializado analisar os documentos e emitir um parecer quanto a situação financeira e fiscal da sorveteria à venda. Isso ajudará a saber se vale a pena o investimento.

Do mesmo modo, analise também os contratos existentes, seus prazos e cláusulas. E quando falamos em contratos não nos referimos apenas a contrato de aluguel, mas também o contrato com fornecedores, funcionários, etc.

É importante que você tenha conhecimento disso para o caso, por exemplo, de algum contrato estar perto de vencer. Pode ser que a outra parte não tenha interesse em renovar o contrato ou mesmo queira remodelá-lo e algo pode não ficar bem para você, por exemplo.

Não se esqueça de que a figura do advogado aqui é fundamental para oferecer orientação jurídica essencial.

Há muitas outras coisas que se atentar nesse momento, mas essas são as fundamentais. O restante pode e deve ser orientado tanto pelo contador quanto pelo advogado e, ainda, um corretor de negócios.

Descubra o negócio perfeito para investir

A Quero Um Negócio é uma das maiores plataformas de compra e venda de empresas do Brasil.

Em nossa plataforma você encontra as melhores oportunidades para investir em seu próprio negócio. Há várias empresas, franquias e mais, em diferentes segmentos, anunciadas na plataforma.

Nós facilitamos todo o processo para você. Clique aqui e busque o negócio perfeito para o seu perfil e objetivos.

Aguarde..