Passa-se o ponto: por que não vale a pena colocar este comunicado na frente do seu negócio?

Por Urias em 04 de Fevereiro de 2022
Passa-se o ponto: por que não vale a pena colocar este comunicado na frente do seu negócio?

Se você tem uma empresa e deseja somente transferir o ponto, esteja certo de que deve haver muita cautela neste tipo de transação. O grande detalhe é ver o que está sendo vendido. Portanto, as regras do contrato devem ser bem pontuadas.

Acima de tudo, quando qualquer bem é colocado à venda, é preciso entender os principais motivos. Isso deve ser bem esclarecido ao possível comprador. Mas não vale a pena colocar a placa de passa-se o ponto na frente do estabelecimento. Primeiro porque você atrai curiosos e deixa a empresa exposta. Segundo, porque os motivos ficam implícitos  e sujeitos a julgamentos.

Nada melhor que uma estratégia com argumentos já pré-montados para convencer o repasse do ponto comercial. Na hora que o interessado entrar em contato, você terá mais segurança para apresentar sua oferta.

Por que passar o ponto comercial?

Muito contrário do que muitos pensam, não é preciso vender a empresa para repassar o ponto comercial. O trespasse pode ser feito mesmo com a empresa ativa, até porque são bens diferentes. 

Um bom ponto comercial está em uma boa localidade. Em outras palavras, ele é bem servido de pessoas que têm mais chances de entrar porta adentro da sua empresa.

Ou seja, você não precisa investir pesado em marketing para ter visitantes na sua loja. Dependendo da localidade, é natural que as pessoas entrem mesmo que estejam só de passagem.

Se o seu ponto é assim, apresente argumentos que sustentem o repasse. Pode ser um problema familiar, mudança de cidade ou até o preço do aluguel atual.

Avise o proprietário do imóvel

O proprietário do imóvel deve ser sinalizado antes de ocorrer a mudança. Somente depois de o locador concordar com a transferência, a transação poderá ser efetuada.

Este é um pré-requisito que está contido na Lei do Inquilinato. 

Cláusula de não concorrência

Imagine que você está alienando o ponto comercial, mas resolve ser concorrente do seu comprador. Esse tipo de problema pode ser evitado e há garantia de não concorrência por lei.

De acordo com o Código Civil, o vendedor não pode ser concorrente do comprador pelos próximos cinco anos. 

Dessa forma, ambas as partes ficam protegidas para evitar disputa de clientes na mesma região. Caso eles estejam no mesmo segmento, é possível delimitar uma distância mínima de um ponto para outro.

O que o contrato de compra e venda de ponto apresenta

O repasse do ponto comercial deve ter transcrito o que vai ser transferido. Nele, é importante destacar os bens corpóreos e incorpóreos do fundo de comércio se este também estiver em negociação. Mas, o que são os bens corpóreos e incorpóreos?

Os bens corpóreos trata-se de móveis, estoque, ou seja, coisas tangíveis. Já os bens incorpóreos incluem razão social, marca e outros bens intangíveis. 

É por isso que o contrato de compra e venda de um ponto comercial deve ter todos estes indicativos. 

O contrato também precisa apresentar informações de ambas as partes, forma de pagamento, condições do imóvel, direitos e deveres. 

Tenha um advogado

A melhor maneira de fazer negócio de forma segura é tendo a assessoria de um advogado em direito empresarial. Só ele vai orientar e direcionar corretamente toda  a documentação necessária para passar o ponto.

Dessa forma, ele irá resguardar de qualquer problema que possa haver em questão tributária, cível ou trabalhista.

Contrato de trespasse

Este documento regulamenta a compra e venda do ponto comercial. Nele haverá duas pessoas, o alienante e o adquirente. 

Somente desta forma o ponto comercial será repassado de forma segura e, imediatamente, produzirá efeitos legais entre as partes envolvidas.

Melhore o ponto comercial

Não há nada tão bom que não possa ser melhorado, não é mesmo? Quando você está à procura de um imóvel para morar, um lugar reformado, sem dúvida vai chamar mais atenção.

Parece até bobagem, mas muitos interessados no negócio acabam desistindo de alugar porque o local não tem uma boa pintura. 

Sendo assim, antes de apresentar o local para o primeiro possível comprador, faça uma pequena reforma.

Segmente o nicho específico

Quanto mais próximo do cliente,  melhor para você repassar o ponto. Não adianta querer vender para todo mundo o seu ponto. Da mesma forma que você não vai anunciar sua churrascaria para o público vegetariano, seu ponto comercial que tem perfil de bar não agrada a uma clínica.

O perfil de cada segmento apresenta cores e estilos bem específicos. Já pensou como vai ser mais fácil falar com o público certo? 

Capriche nas fotos

Se você for anunciar em sites, a melhor forma de fazer com que o possível comprador se interesse pelo local é vendo boas fotos.

Portanto, prefira tirar as melhores fotos, principalmente com a luz natural. Veja também os melhores ângulos para que o comprador possa ter noção de espaço.

Caso seja difícil tirar boas fotos, contrate um profissional para fazer esse serviço.

Divulgue nos locais certos

Depois que você ajustou todos esses detalhes importantes, chega a hora de encontrar um local para divulgar seu ponto comercial.

Como vimos, não adianta deixar a placa na frente do estabelecimento. A melhor maneira de repassar o ponto é anunciando em sites específicos de negócios. Dessa forma, somente as pessoas realmente interessadas vão entrar em contato com você. 

Aqui na Quero Um Negócio, oferecemos este serviço. Basta se cadastrar e, com dados básicos do seu ponto comercial, seu anúncio vai estar no ar. Comece hoje mesmo a divulgar o seu negócio.

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