5 dicas que você precisa saber antes de colocar sua franquia à venda

Por Lucio em 23 de Janeiro de 2022
5 dicas que você precisa saber antes de colocar sua franquia à venda

Essas são 5 coisas extremamente importantes para saber antes de anunciar sua franquia à venda.

Com o crescimento das franquias no Brasil nos últimos tempos, é crescente também as negociações de unidades em funcionamento, o chamado repasse de franquias.

Basicamente, esse repasse funciona com um franqueado (quem adquiriu uma franquia) vendendo a sua unidade para outro empreendedor que queira um negócio naquele ramo de atuação.

Em teoria, parece ser algo simples, mas na prática o processo exige alguns passos importantes para que a transferência aconteça bem.

Num sistema de franquias, de um lado está aquele que quer empreender e encontra muitas vantagens na compra de uma unidade franqueada, enquanto do outro lado está a franqueadora que tem a oportunidade de expandir suas operações, fazendo a marca chegar a mais clientes em mais estados.

Contudo, devido a um acontecimento como a perda de algum familiar, necessidade de se mudar de país, querer aposentar-se, mudar de ramo de atuação, etc., o franqueado pode querer não mais seguir com a franquia.

E como essa é uma parceria, a decisão de venda deve passar por eles e chegar-se a um acordo. E há outros passos necessários. Para isso temos essas 5 dicas para você que comprou uma franquia e agora deseja a vender.

 

Como funciona o repasse de uma franquia

A aquisição de uma franquia é um importante passo e um modo de ingressar num mercando amparado por uma marca de peso, tal como acontece com as franquias de grandes redes de fast food.

Mas por algum motivo ou outro não é mais isso o que você quer ou, mesmo, você viu que a compra e o repasse de franquias é um negócio também lucrativo. Com a quantia em mãos poderá concretizar outros objetivos.

Ainda que você tenha adquirido os direitos de uso da marca através do sistema de franchising, ao querer repassar uma franquia é necessário notificar isso ao franqueador (a empresa, proprietária da marca).

O processo de repasse de uma franquia, o colocar uma franquia à venda, funciona de modo similar ao processo de venda de uma empresa em funcionamento.

Mas o que difere a venda de uma empresa do repasse de uma franquia é que a decisão também está nas mãos da franqueadora. Como você possui um contrato com a empresa, esse deverá ser respeitado. E mesmo que você encontre um bom comprador, ele deve passar pela avaliação da empresa.

A seguir temos 5 dicas essenciais para você realizar tudo adequadamente e conseguir vender sua unidade.

Va anunciar uma franquia à venda? Pense bem sobre essa decisão

Antes de pássaros para as dicas, já adiantamos algo aqui: pense bem sobre isso. Não são raras as decisões por impulso também no meio dos negócios.

É isso mesmo o que você quer? Ou pensa em vender a franquia porque ela passa por um processo qual você não consegue lidar (talvez necessitando da ajuda de um profissional especializado)?

A venda deve acontecer por sua livre e espontânea vontade, mas é algo que deve ser bem pensado. Se houver sócios (no caso das franquias nos moldes de sociedade), converse com eles e entrem num acordo que seja bom para todos.

Do mesmo modo que você se planejou para investir numa franquia, se planeje para a venda também. Essa não deve ser uma decisão tomada do dia para a noite, pois poderia não sair como esperado.

1 - Leia o contrato e veja se o repasse é permitido

Você sabia que há casos onde a franqueadora não permite que haja o repasse da franquia para outro empresário? É por isso que o primeiro passo ao querer vender seu negócio é ler o contrato de franquia e ver as condições estabelecidas.

De modo geral, os contratos que são celebrados entre um franqueador e sua franqueada não permitem que haja esse repasse de maneira automática. Ou seja, ele é permitido, mas não acontece sem que antes haja a consulta com o franqueador.

Para evitar quaisquer equívocos aqui:

Franqueador/ franqueadora = basicamente, é a empresa dona da marca e do know how qual você adquiriu uma franquia;

Franqueado: você que possui uma franquia e a quer repassar.

2 - Converse com o franqueador antes de anunciar sua franquia à venda

Entre em contato com a empresa e saiba como proceder para a realização do repasse da franquia. Veja também se será necessário o novo franqueado passar por um treinamento para assumir o negócio.

Discutir esses e outros detalhes com a franqueadora é de suma importância para evitar problemas.

Pode ser que você encontre um comprador, trate tudo com ele, mas na hora de repassar o negócio, entrando em contato com a franqueadora, esse comprador não atenda ao perfil da empresa e a transação não seja permitida. A conversa com a franqueadora evita esses e outros impasses.

Nessa conversa você fica conhecendo também o perfil do comprador ideal para buscar.

3 - Os documentos da franquia

Do mesmo modo que é necessário separar e organizar os documentos de uma empresa para venda, também é necessário também reunir todos os documentos ao vender uma franquia para apresentar aos interessados e, também, conseguir responder seus questionamentos.

Mas lembre-se de ceder tais documentos somente após o interessado assinar um acordo de confidencialidade. O acordo é um documento importante para evitar que as informações sobre a franquia caiam nas mãos de concorrentes ou no conhecimento de clientes e funcionários, gerando muitos boatos.

Os boatos podem provocar danos ao negócio, pois clientes e funcionários pensarão que o estabelecimento encontra-se com problemas, o que causaria queda nas vendas e até mesmo a demissão de funcionários. Pense bem.

Importante: esses documentos compreendem contrato da franquia, demais contratos, demonstrativos financeiros, certidões negativas, etc. Um consultor de negócios ou contador pode oferecer-lhe uma orientação sobre isso.

4 - Venda o negócio quando ele estiver no seu auge

O melhor momento para vender uma franquia e obter um excelente preço por ela é na sua fase saudável. Se deixar para fazer isso quando o negócio estiver no vermelho, isso pode resultar em enormes prejuízos para você devido à desvalorização do mesmo.

Mas se mesmo assim quiser repassar o negócio, pois ele não representa mais algo importante para você, pode ser uma boa decisão. Apenas cuide de organizar tudo e tentar amenizar mais os problemas, deixando tudo isso claro para o interessado.

E aqui já puxamos para outra dica: seja claro sobre tudo e evite problemas para o possível comprador que podem tornar-se problemões para você. Se existem pendências, então descreva sobre elas, se há problemas com equipamentos e estruturais, dê um jeito ou faça um acordo, etc.

Seja transparente sobre tudo, mas destaque os pontos fortes do negócio também. Isso é importante.

5 - Anuncie uma franquia à venda no lugar ideal

Na Quero Um Negócio, suas chances de anunciar uma franquia à venda e encontrar o comprador ideal são maiores. Trabalhamos somente com esse tipo de negociação, o que torna nossa plataforma segmentada.

Por aqui passam centenas de usuários diariamente buscando um negócio à venda, pois enxergam nisso segurança para ingressarem num mercado sem terem que começar do zero.

Em poucos passos seu anúncio estará ativo em nossa plataforma, recebendo muitos contatos qualificados. Veja aqui como se cadastrar agora mesmo e anunciar sua franquia à venda.

Comentários

  • Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!

Aguarde..