10 dicas importantes para investir num salão de beleza à venda

Por Lucio em 21 de Dezembro de 2021
10 dicas importantes para investir num salão de beleza à venda

Se você pretende investir num salão de beleza à venda, antes confira essas 10 dicas importantes.

Ter o próprio negócio não é apenas sinônimo de liberdade, mas é também uma forma de ter aumento nos seus ganhos, crescer profissionalmente e realizar muitos sonhos e objetivos.

Mas quem vive no Brasil sabe como é custoso e demorado começar um negócio por aqui. A abertura de uma empresa leva um certo tempo até que tudo esteja de acordo, sem contar os valores que deverá desembolsar para a documentação.

O que muitos ainda não têm ciência é de que é possível empreender na área deseja sem precisar recorrer a começar uma empresa do zero. Por meio da aquisição de um negócio você pode ter o que deseja muito mais rápido.

No caso de um salão de beleza à venda, você investe num negócio pronto, com uma carteira de clientes, processos operacionais definidos, equipamentos, etc. Já está tudo pronto.

E se você quer investir em algo assim, antes é necessário conhecer alguns pontos. O que mostraremos aqui te ajudará a fechar um bom negócio.

 

1 - Entenda como esse processo funciona

Antes mesmo de começar a pesquisar salões de beleza à venda, entenda como tudo isso funciona.

O processo de compra e venda de empresas é algo diferente de adquirir um produto ou contratar um serviço. Há muito o que pesquisar, analisar e calcular também.

Com a ajuda de um consultor de negócios isso se torna mais simples. Um consultor é um profissional com ampla experiência em economia, mercado e finanças, tendo o que é necessário para te guiar de forma eficaz até uma boa negociação.

Mesmo que você possa comprar uma empresa sozinho, a ajuda dele é fundamental para fechar um bom negócio.

 

2 - Você está pronto?

Será que ser dono de um salão de beleza é para você? Saiba que apesar de haver mais lucros, liberdade e flexibilidade, agora você é quem tomará as decisões num negócio.

Você possui o que é preciso para estar à frente de uma empresa? Conhece o dia a dia num salão, como apresentar os serviços e como gerenciar tudo por ali?

Geralmente, quem adquire um estabelecimento desses já atuou na área. Pense bem sobre isso.

 

3 - Saiba o que você busca num salão de beleza à venda

Por que você quer comprar um salão de beleza? O que procura empreendendo por meio desse negócio? E que tipo de negócio tem em mente?

Essas são perguntas importantíssimas para te direcionar até uma boa oportunidade.

Pode ser que você queira um salão que não somente ofereça tratamentos capilares, mas que foque também em procedimentos estéticos, por exemplo. Defina isso para realizar uma busca mais assertiva e encontrar o salão ideal.

 

4 - Como está seu orçamento para esse investimento?

De onde você planeja conseguir o dinheiro necessário para comprar um salão de beleza à venda?

Talvez você não disponha de todo o valor agora e precise realizar um empréstimo ou financiamento. E se for assim terá que elaborar uma boa proposta para apresentar nas instituições bancárias.

Aqui a ajuda do consultor seria também ideal para conseguir elaborar uma boa proposta. Também, o consultor poderia te orientar sobre como proceder com o pagamento no processo de compra de um salão de beleza.

 

5 - Inspecione a parte fiscal

Nunca invista num salão de beleza à venda ou qualquer outro negócio sem verificar a parte fiscal.

Jamais acredite no que o vendedor disser sobre a parte fiscal do negócio. Pode ser que ele apresente algo "mascarado" e você tenha sérios prejuízos depois com isso.

Declarações de impostos e demais documentos devem ser solicitados e analisados por um consultor experiente e de confiança. Essa é uma etapa quase que obrigatória para quem pretende comprar um salão de beleza.

Há casos, inclusive, onde as vendas num estabelecimento podem ter sido subnotificadas. Esteja atento.

 

6 - Um salão independente ou uma franquia?

A decisão entre um negócio independente ou uma franquia é algo pessoal. E pode levar em consideração sua situação financeira, sua personalidade, entre outros fatores. Aqui não há regras.

No caso de uma empresa independente, você possui mais controle na condução do negócio. Já no caso de uma franquia você contará com todo o peso proporcionado pela marca que já é reconhecida no mercado, sem contar suporte e treinamento.

 

7 - Investigue o salão de beleza à venda

Peça para seus amigos ou familiares visitarem o local e até mesmo fazerem algum procedimento ali. Isso é importante para se ter um feedback sobre a qualidade nos serviços e atendimento.

Mas além disso, pesquise também sobre os concorrentes do salão e faça uma comparação.

Se puder, até mesmo converse com os funcionários e saiba o que eles pensam sobre trabalhar ali.

Na parte financeira, entre em contato como o atual dono e solicite documentos que comprovem a situação dela. Mas nunca se baseie apenas neles para a análise. Conte com um consultor ou contador para averiguar a veracidade dos documentos.

 

8 - Due Diligence para informações ainda mais aprofundadas

Realize também o Due Diligence (devida diligência) para obter informações mais detalhadas sobre o salão. Pode ser que o dono solicite a assinatura de um acordo de confidencialidade para garantir que os dados e informações não vazem.

Por meio da Due Diligence você terá acesso a planilhas de balanço, declarações de renda, demonstrativos, documentos como propriedade intelectual, patentes, contratos com funcionários, com terceiros, processos anteriores ou que não foram resolvidos, etc.

Importante: esse processo deve ser realizado com a ajuda do seu contador, advogado ou consultor.

 

9 - Pesquisando o preço do salão de beleza à venda

Quando negociar, nunca concorde com o primeiro preço apresentado pelo vendedor.

Importante é também definir um teto para o que está disposto a pagar pelo salão à venda. Você pode começar a fazer uma oferta de valor mais baixo e ir aumentando depois.

Mas a dica mais importante aqui é realizar um “valuation”. Esse processo consiste basicamente em realizar análises e fazer um cálculo do preço que vale o salão. O valuation é isso, saber quanto vale uma empresa.

Para essa análise são considerados diferentes fatores como fluxo de caixa, pode ser realizada previsão para saber quanto a empresa valeria no futuro, etc.

E por se tratar de um processo que exige conhecimento em diferentes métodos de cálculo, o valuation apenas deve ser realizado por um profissional experiente como um consultor de negócios.

Sendo feito por um consultor isso ainda terá mais validade perante o atual dono do salão quando negociar o preço.

 

10 - O contrato de compra e venda

Pronto para oficializar a sua compra? A próxima etapa é a elaboração do contrato de compra para tornar tudo certo perante a lei. O documento garante que comprador e vendedor entendam os termos e condições da transação.

É importante que você procure ajuda de um advogado nesse momento para ter um aconselhamento. Assim saberá sobre suas obrigações e direitos ou quaisquer outras implicações jurídicas e também tributários antes da assinatura do contrato.

 

Salão de beleza à venda, onde pesquisar?

Depois de entender os pontos essenciais para investir num salão de beleza pronto, onde buscar oportunidades?

É aqui que a Quero Um Negócio chega para garantir a concretização do seu objetivo.

Temos uma plataforma exclusiva de compra e venda de negócios onde você pode pesquisar empresas à venda em todo o país. Acesse aqui e veja as oportunidades que temos agora.

 

Comentários

  • Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!

Aguarde..