Venda de salão de beleza: por que o segmento de beleza sofre menos na crise?

Por Urias em 17 de Dezembro de 2021
Venda de salão de beleza: por que o segmento de beleza sofre menos na crise?

Pretende comprar ou fazer a venda de salão de beleza? Sabia que esse
segmento é um dos que menos sofrem em momentos de crise?
Com a pandemia da covid-19, o esperado era que o setor de beleza tivesse
grandes prejuízos, mas o cenário foi bem diferente.
O brasileiro é bastante vaidoso, adquirindo produtos de cuidados com a pele,
cabelos, unhas, além de irem a salões de beleza e barbearias.
Esses são hábitos bastante comuns no país. Mas com a quarentena decretada,
se esperava que tais produtos e estabelecimentos fossem afetados, mas não
foi bem isso que aconteceu.
A pandemia, na realidade, fez com que os cuidados com a beleza e a higiene
aumentassem. Apesar das pessoas não mais estarem se arrumando para irem
para a escola, faculdade e trabalho, elas tiveram mais tempo para cuidar de si
mesmas.
E mesmo quando a pandemia esteve em seu auge, depois, quando reabertura
do comércio se deu de forma gradativa, isso já foi suficiente para que a
demanda pelos serviços de salão de beleza se estabilizasse.
Resumidamente, todo esse cenário fez com que a procura por serviços em
salões de beleza aumentasse.

Mas além disso, em outros momentos de crise, quando o brasileiro precisa
cortar custos, os gastos com a beleza são um dos últimos a serem reavaliados
por eles.
Tudo isso mostra que investir nesse setor te proporciona algo lucrativo e com
estabilidade, mesmo em momentos de crise. Por isso que tanto comprar
quanto vender um salão de beleza pode te trazer vantagens.
A seguir temos dicas para ambas as partes fecharem uma boa negociação no
processo de venda de salão de beleza. Confira.

Venda de salão de beleza: benefícios para quem repassa o
negócio
Você pretende vender o seu salão de beleza? Há muitas vantagens se esse é
seu objetivo.
Segundo o Euromonitor International, um provedor de pesquisas de mercado,
no ranking de maiores mercados de beleza e cuidados pessoais do mundo o
Brasil figura na quarta posição.
Tal pesquisa ainda mostrou que em períodos de incertezas como o causado
pela pandemia do coronavírus, houve prosperidade no setor.
O site GetNinjas também realizou um levantamento onde constatou aumento
na demanda por manicure, pedicure e cabeleireiro. Inclusive, houve aumento
de 54% nas pesquisas em comparação com o ano de 2019.
Sabendo como esse setor é promissor e tem a capacidade de se manter firme
durante períodos de incertezas econômicas, é possível valorizar o negócio para
a venda.
Mas como assim?
Quer dizer que há ações que podem ajudar a aumentar o valor de venda do
seu estabelecimento. Com isso você consegue um preço atraente pelo
estabelecimento.

Investindo para gerar valor para o seu salão de beleza
Pode ser que você queira vender o negócio para mudar de ramo de atuação,
se aposentar ou mesmo investir em outra empresa, o fato é que esse setor
pode oferecer uma boa lucratividade tanto na venda do salão em si como
também nas vendas no estabelecimento.
Mas para conseguir um bom preço pelo seu salão é importante não somente
organizar uma boa proposta de venda, mas saber como torna-lo atrativo.

Investir para potencializar os resultados do negócio ajuda a concretizar a
venda de salão de beleza muito mais rápido também.
Uma dica aqui seria o investimento em estratégias para fidelização de clientes.
Clientes fiéis num salão de beleza representam um ativo importante,
contribuindo para gerar mais valor para ele.
Ações como ter um cartão fidelidade ou montar combos são algumas das mais
comuns para fidelização de clientes.
Outra dica é investir na digitalização do negócio, fazendo campanhas em redes
sociais, enfim, fazendo marketing pela internet. Se o seu salão ainda não tem
uma presença online, perde muito para potencializar as vendas.
E cada um desses elementos citados fará com que o seu salão de beleza gere
valor. Isso quer dizer que na hora da venda os potenciais compradores
enxergarão as vantagens de investir nele.

Venda de salão de beleza: benefícios para quem pretende
investir nesse segmento
Como mostrado anteriormente, esse setor é bastante atrativo para abrir ou
adquirir uma empresa. E mesmo com a pandemia houve a digitalização do
setor de serviços, ou seja, as pessoas passaram a buscar por serviços de
salão de beleza pela internet.
Além das vantagens de ter a própria empresa, manter suas regras, esse tipo de
negócio ainda pode trabalhar tanto com a venda de serviços como também de
produtos físicos como produtos de tratamento capilar, de cuidados com a pele,
etc.
Mas se você pretende comprar um salão de beleza, antes de qualquer coisa
deve estar preparado.
Primeiramente, ter experiência com esse tipo de negócio é fundamental.
Geralmente, quem investe num salão de beleza é alguém que já trabalhou
antes num salão como cabeleireira, manicure, esteticista, etc. Essa experiência
prévia é importante para que você entenda o dia a dia nesse tipo de
estabelecimento.
Essa experiência é também crucial para ajudar a entender os clientes e suas
necessidades. Com isso você conseguirá tomar decisões melhores, mais
direcionadas, quando estiver no comando do negócio.
Claro que é possível investir nesse promissor segmento sem essa experiência,
mas aqui você teria que ter um sócio. Esse sócio seria a pessoa com
experiência no setor de beleza para te ajudar na tomada de decisões.
Enquanto isso, você se encarregaria da parte mais operacional no negócio.

O que considerar quando buscar um salão de beleza à venda
Mas é importante que na hora de buscar um salão de beleza à venda você se
atente para diferentes elementos:
- As condições do local (higiene, se o espaço é confortável para as clientes, se
é bem equipado);
- Os serviços oferecidos;
- Carteira de clientes: algo que torna o salão mais valioso;
- Situação dos funcionários (se há pagamentos em atraso ou ações judiciais);
- Também é importante ver se os profissionais que trabalham ali são
capacitados;
- A localização do salão de beleza é mais um fator importante: ele precisa estar
num local bem visível, de fácil acesso e dispor de uma área ampla o suficiente;
- Verificar também a situação financeira do estabelecimento com a ajuda de um
contador ou consultor de negócios (solicite documentos para comprovar tudo);
- A situação fiscal também deverá ser analisada;
- Entre outras coisas.
Apesar do cenário econômico, ter um salão de beleza é uma oportunidade de
empreender com algo lucrativo. E para quem quer vender, é a sua chance de
conseguir um bom preço pelo estabelecimento. Assim, para ambas as partes a
venda de salão de beleza é algo atrativo.

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