Quer vender um escritório de contabilidade? Confira os primeiros passos

Por Lucio em 11 de Maio de 2022
Quer vender um escritório de contabilidade? Confira os primeiros passos

Vender um escritório de contabilidade requer que o empresário considere alguns passos a fim de que tudo corra bem.

Depois de decidir vender um negócio, há um caminho para percorrer até chegar ao seu destino. Existem passos importantes para serem tomados e é importante saber como e quando dar cada um.

E dentre os passos estão identificar por que quer vender o negócio, realizar uma avaliação para saber seu real valor, cuidar de documentos (atualizando, organizando e elaborando o que for preciso), etc. Tudo isso assegura que os riscos sejam diminuídos e, ainda, simplifica o processo.

 

Considerações iniciais

Antes de qualquer coisa, é importante que você saiba que a venda da empresa trata-se de um processo. E como um processo, é algo que levará um certo tempo para se concretizar, mesmo depois de haver encontrado um comprador em potencial.

Outra coisa que precisa saber é que, a menos que você tenha experiência com a venda de empresas, o mais inteligente a se fazer é ter a ajuda de um especialista para te orientar ao longo desse processo.

É importante ter a ajuda de um consultor de negócios e também de um advogado para conseguir fechar um bom negócio. Cada um desses atuará em certas etapas desse tipo de negociação. A seguir abordaremos mais sobre isso.

 

Passos importantes para vender um escritório de contabilidade

Separamos aqui alguns passos que são importantes para quem pretende realizar esse tipo de negociação. Tais informações prévias te ajudarão a ter êxito ao anunciar uma empresa à venda.

 

Entenda o motivo de querer vender sua empresa

Saber por que deseja vender o escritório de contabilidade não é apenas um modo de trazer tranquilidade para si, mas é ainda importante para apresentar um bom argumento ao interessado.

O que você responderia agora se um potencial comprador lhe perguntasse por que está vendendo a empresa? E como sustentaria/confirmaria esse motivo? O que usaria para convencer o interessado da aquisição?

Assegure-se de identificar o seu motivo de saber como comunicar isso adequadamente para o possível comprador.

 

Quanto vale sua empresa?

O passo seguinte para vender um escritório de contabilidade é saber o quanto ele vale.

Para isso, faz-se necessário contratar um profissional para realizar uma avaliação do negócio. Com isso ele fará o valuation e você pode apresentar um documento que mostre ao comprador que a definição de preço teve fundamento. Será mais fácil negociar um preço justo assim.

O profissional considera tudo a respeito do seu escritório de contabilidade à venda, desde as vendas, despesas, empréstimos, enfim, todos os ativos e passivos e também o posicionamento da marca perante o mercado.

 

Organizando toda a parte financeira da empresa

Mais um passo de extrema importância é organizar as finanças do escritório de contabilidade. Nesse ponto é importante que a sua empresa tenha um contador de confiança e com experiência.

Juntamente com o seu contador, trabalhe para reverter quadros que possam gerar impactos negativos na hora da negociação. Se houver tributos, impostos e outras responsabilidades que a empresa precisa colocar em dia, então assegure que isso seja feito.

Tudo isso contribuirá para evitar que o bem-estar financeiro do escritório de contabilidade se prejudique agora ou no futuro.

É necessário ter em mente que esse processo de organizar e atualizar documentos referentes a parte financeira do seu negócio pode levar um certo tempo. Mas é importante também para gerar valor para ele e, assim, aumentar seu preço de venda.

 

Tenha pronta uma estratégia de saída

Esse é um passo também extremamente necessário, porém que muitos que pretendem vender um escritório de contabilidade, ou qualquer outro negócio, acabam negligenciando.

A estratégia de saída da empresa é tanto benéfica para você quanto para o próprio negócio. Isso ajudará a tornar o processo de venda mais fácil para você e para o comprador. Além disso, com essa estratégia será possível economizar tempo e tornar as coisas mais simples para os funcionários também.

Na estratégia de saída devem ser considerados elementos como:

- O tempo que levará a transição (a chegada do novo dono);

- A capacitação que a empresa precisará para que funcione bem sem você;

- Sobre formas de pagamento e prazos;

- Entre outras coisas.

 

Trabalhe para o crescimento do negócio

Uma empresa que demonstre valor pode ser vendida por um preço ainda melhor. É por isso que outro passo (aqui opcional, claro) que pode te ajudar a fechar um bom negócio é trabalhar para ampliar a carteira de clientes da sua empresa.

O que uma pessoa interessada em comprar um escritório de contabilidade deseja é sentir que há estabilidade no negócio. E ao trabalhar para ampliar a carteira de clientes será possível apresentar isso e conseguir fechar a venda por um bom preço.

 

Qualificação de compradores

Ao invés de negociar com todos os que entram em contato, você pode fazer uma qualificação de compradores e identificar aqueles que realmente podem apresentar e garantir uma oferta confiável.

Com a ajuda de um consultor de negócios você conseguirá realizar essa qualificação. Isso ainda te economizará bastante tempo nas negociações.

E quando falamos em qualificar compradores, não nos referimos apenas a filtrar por aqueles com condições financeiras para isso, senão também identificar os que possuem o perfil necessário para assumirem e cuidarem bem do negócio.

 

Elaboração de contrato e acordo

Antes de liberar quaisquer informações mais confidenciais sobre a empresa, cabe a realização de um acordo de confidencialidade. Esse acordo, que é feito por um advogado, assegura a proteção dos dados e informações do seu escritório de contabilidade à venda.

Nunca libere informações sigilosas do negócio sem antes haver realizado esse acordo e a contraparte o assinado.

Outro documento importante é o contrato de compra e venda, esse deve ser feito na etapa final da transação. Esse contrato também deve ser elaborado por um advogado e na presença de ambas as partes (comprador e vendedor). Ali estarão os direitos e as obrigações do comprador e do vendedor.

 

Como encontrar compradores?

Vender um escritório de contabilidade não é algo que acontece da noite para o dia. Assim, proporcione tempo suficiente para conseguir encontrar o comprador ideal.

O melhor que você pode fazer nesse caso é encontrar não apenas um, mas entre dois a três compradores. Isso é importante para o caso de uma das negociações falhar.

E lembre-se de não aceitar a primeira oferta, pois você pode obter algo melhor do que o que lhe foi proposto a princípio. Mantenha-se aberto para as negociações.

Uma forma de fazer os potenciais compradores chegarem mais rapidamente até você é usando a internet. Há plataformas específicas para anúncios de compra e venda de empresas que ligam quem quer comprar até quem deseja vender um escritório de contabilidade, por exemplo.

 

Como uma plataforma de compra e venda de negócios funciona?

De um lado está você, aquele que, por algum motivo, está disposto a vender seu negócio. E do outro lado está aquela pessoa que quer empreender, seja pela primeira vez ou que pretende mudar de ramo de atuação, buscando por empresas prontas para isso.

Escolhendo anunciar sua empresa na Quero Um Negócio você contará com uma plataforma simples e prática. Em poucos passos já terá seu anúncio disponível no site.

Ainda é possível filtrar seu anúncio para que chegue até potenciais compradores. Usando para isso localização, preço, palavras-chave no título e também na descrição, por exemplo.

Se quiser conhecer mais e saber como vender um escritório de contabilidade na Quero Um Negócio, clique aqui.

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