Quais os critérios utilizados para avaliar um restaurante à venda?

Por Urias em 11 de Dezembro de 2021
Quais os critérios utilizados para avaliar um restaurante à venda?

Está pensando em investir num restaurante à venda? Existem alguns critérios
importantíssimos para avaliar esse tipo de negócio.
Ter um restaurante é um sonho para muitas pessoas, ainda mais porque o
mercado da alimentação se mantém firme mesmo em meio a períodos de crise,
sendo um dos mais lucrativos que há.
Um restaurante é um negócio que encontra-se num mercado com muitas
oportunidades, pois a alimentação é um item essencial na vida de todos,
independentemente da faixa etária ou classe.
Desse modo, um local com boas opções de comida, um preço competitivo,
bom atendimento e um ambiente agradável pode gerar lucros bastante
atraentes todos os meses.
Mas abrir um restaurante é algo que exige muitas etapas e investimentos até
ter o negócio funcionando efetivamente, sem contar também as etapas para
conseguir atrair os primeiros clientes.
Por se tratar de um local novo que oferece alimentos, as pessoas não confiarão
em adquirir logo seus produtos, mas querem conhecer e ver se o que é
oferecido ali é de qualidade, se o preço está bom, etc.
Mas há como contornar isso ao adquirir um restaurante em funcionamento.

Nesse caso, você investe num negócio conhecido, com uma carteira de
clientes, processos operacionais definidos, bons profissionais, pratos testados
e aprovados, entre outras coisas.
Mas é importante saber como identificar uma boa oportunidade de
investimento.
E os critérios de avaliação que apresentaremos aqui são fundamentais para
conseguir identificar um bom restaurante à venda. Confira a seguir.

O primeiro contato é fundamental nesse processo
Quando encontrar um anúncio de restaurante à venda, entre em contato com
o anunciante e obtenha o máximo de informações. Esse primeiro contato deve
te deixar a par de muitas coisas sobre o negócio.
Ainda que o proprietário não possa divulgar dados mais confidenciais por e-
mail ou telefone, saiba o motivo da venda, as condições do local, etc.
Tenha em mente que muitos negócios são vendidos porque o dono está se
sentindo cansado, por problemas pessoais ou mesmo porque ele quer mudar
de ramo de atuação, por exemplo.
Mas há casos onde a venda se deve porque o negócio passa por dificuldades.
Analise (com a ajuda de um contador) se vale a pena comprar um restaurante
à venda assim.

Visite o local como cliente
É importante saber que o dono do estabelecimento só passará informações
pessoais sobre o negócio (como qual é a empresa) após você assinar um
acordo de confidencialidade. Esse acordo determina que você não divulgue os
dados sigilosos sobre o restaurante que terá acesso.
Após assinar esse acordo, então terá mais informações, inclusive a localização
do restaurante. Com isso, visite o local como cliente para conhecer o
atendimento, pratos servidos, ambiente, etc.
Realize essa visita em dias diferentes, assim saberá exatamente como é o
movimento ali em distintos períodos do dia.
Mas tome o cuidado para não se encantar pelo ambiente agradável. Você deve
analisar outros elementos como o atendimento, lucros, etc. Pense como um
empresário.

O contrato de locação

Se o restaurante funciona num espaço alugado, então é importante entender
como funciona o contrato de locação. Veja os prazos, valores e também o local
onde o negócio atua.
Aqui é importante também entender como é a burocracia da imobiliária ou dono
do imóvel. Pode ser que o locatário queira um fiador ou garantias, logo, você
precisa saber disso antes de fechar negócio com o dono do restaurante.
Outro ponto também essencial aqui é buscar certidões negativas de débitos a
fim de se certificar de que não há dívidas junto a órgãos públicos ou mesmo da
existência de ações criminais, civis ou federais.

Levantamento de informações financeiras
Mais um elemento de extrema importância referente aos critérios para analisar
um restaurante à venda são as informações financeiras. Obviamente, você
quer saber se o estabelecimento é lucrativo.
Existem diferentes maneiras de obter essa informação, mas a mais segura é
através dos demonstrativos financeiros dos últimos três anos. Com esses
documentos em mãos, solicite a um consultor de negócios que avalie para
saber se o negócio vale a pena.
Mas não para por aí. Obtenha mais informações (até mesmo para confirmar o
que fora mostrado no demonstrativo financeiro) através de sistemas de gestão
do negócio, pesquisando com o CNPJ dela e emitindo as certidões devidas,
entre outras.

Equipamentos, móveis, utensílios e mais
Você quer evitar ter custos surpresas? Então analise o estado de cada
elementos no restaurante à venda.
É importante conferir o estado de equipamentos, utensílios, móveis e demais
itens no local. Com isso você sabe se existe algo que precise de reparo ou
substituição.
Se não fizer isso, pode ser que já entre tocando a empresa e tendo que fazer
reparos e trocas imediatos.
Mas aqui há também como propor uma negociação ao atual dono, com ele
fazendo um desconto de acordo com o que carece de conserto ou troca.

A localização é boa?

Um restaurante se sairá bem num local bem movimentado e de fácil acesso. E
será que o que você planeja adquirir atende ao menos a esses critérios no que
diz respeito a localização?
Também, veja se há estacionamento no local ou por perto, se é uma área
comercial ou residencial, se há muita concorrência e se o ambiente externo é
agradável para os clientes, por exemplo.
Esses critérios são importante para que você invista num restaurante que seja
de sucesso.

Pesquise sobre o negócio
Como dito antes, uma empresa pode estar à venda por diversos motivos como
mudança de ramo, aposentadoria, etc. Mas há casos em que a venda é devido
ao negócio estar com dívidas como impostos, pagamentos de funcionários de
fornecedores atrasados, entre outras.
É por isso que é crucial pesquisar sobre o negócio. Saiba o que clientes,
parceiros e até mesmo concorrentes têm a dizer sobre o restaurante.
Uma opção é usar a internet e verificar em sites como o Google Business ou
Facebook. Essas duas plataformas permitem que estabelecimentos sejam
avaliados. Também, pergunte diretamente para os clientes a opinião deles.
A má reputação de um restaurante pode levá-lo ao fracasso. Quando há
empresas de outros setores com reputações baixas, há como melhorar isso,
mas quando se trata de negócios no setor de alimentos, a reputação ruim pode
falir esse negócio.

Tenha a ajuda de um consultor de negócios
A melhor forma de conseguir fechar um bom negócio é tendo ajuda
especializada. Com um consultor de negócios você sabe exatamente o que e
onde procurar.
Esse profissional é experiente em transações de compra e venda de empresas
e te auxilia no processo. Conte com ele para te orientar sobre documentos, se
o restaurante vale o preço anunciado, etc.
O processo de pesquisa, análise e fechamento de uma negociação para
comprar um restaurante é algo que exige tempo e a ajuda de um profissional
com essa expertise.

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