Empresas à venda: 10 dicas fundamentais para elaborar o contrato de venda de empresas

Por Urias em 07 de Janeiro de 2022
Empresas à venda: 10 dicas fundamentais para elaborar o contrato de venda de empresas

Vender uma empresa requer muitos cuidados antes de transferir para outro proprietário. Por via de regra, os contratos seguem um padrão, porém cada empresa vai ter seus particulares.

O mais recomendado para evitar erros é pedir ajuda de um especialista. Assim, tanto o comprador quanto o vendedor vão se sentir mais seguros para assumir novas direções. 

Mas, para que você possa ter conhecimento do que não pode faltar em um contrato antes de colocar a empresa à venda, separamos aqui dez dicas para você. Continue a leitura.

1.O contrato de compra e venda

Uma das principais prerrogativas de um contrato é que ele deve ser celebrado entre empresários, ou seja, ambos devem ter o mesmo registro social. Ou seja, é importante ressaltar que não pode haver um acordo contratual entre pessoa física e pessoa jurídica. 

Embora seja algo bem básico, não podemos deixar de lembrar que a venda deve ser feita entre dois agentes econômicos que exercem atividade profissional econômica e organizada. E não é muito incomum ver empresários que ainda não se formalizaram. 

2.O pagamento pela venda de uma empresa

A venda de uma empresa deve ser feita com o pagamento da moeda do país. Caso haja outra forma de pagamento diferente de dinheiro, será considerado permuta ou troca pela aquisição daquele bem. Isso não traz efeito legal sobre o contrato.

Já para o nosso ordenamento jurídico, só é admitido o pagamento pelo bem com moeda estrangeira em caso de importação ou exportação.

3. O que tem no contrato de compra e venda de uma empresa

Esse documento muito importante deve conter informações das partes como: CNPJ e inscrição estadual, CPF, RG. Além de nome completo, estado civil, nacionalidade e informações de contato.

Tudo deve ser feito às claras, garantindo a fidelidade das informações.

4. Descreva os ativos da negociação

Isso é feito para que nada se perca na palavra que o contrato deve ser feito. É uma forma de garantir equívocos como dúvidas sobre o que foi exatamente negociado na venda de uma empresa.

Portanto, procure deixar transcrito se houve também a transferência de mobiliário, lista de clientes, veículos, acessórios e outros bens da empresa tangíveis ou não. Neste caso, os bens intangíveis envolvem a marca do negócio.

Quanto mais detalhado for o contrato, menos problemas futuros os envolvidos terão na transferência do bem. É bem constrangedor ter que conversar sobre a negociação uma vez que o contrato já foi assinado, não é mesmo?

Sendo assim, deixe bem explícito os direitos e deveres por escrito no documento.

5. O vendedor da empresa precisa disso

Se você está vendendo a sua empresa, lembre-se de listar todas as obrigações que o comprador deve cumprir. Por isso, leia e releia o esboço do seu contrato. 

Outra coisa muito importante é se desvincular de vez da empresa para transferi-la para o novo proprietário. 

Então, procure quitar todos os débitos pendentes e dê baixa nos órgãos competentes. 

6. Sinalize os outros contratos

O contrato final de venda de empresa é uma forma segura e legítima de proteger ambas as partes. É nele que você pode citar todos os demais contratos de acordo com o comprador para que ambos não saiam prejudicados.

Um exemplo disso é garantir que um não vai ser concorrente do mesmo segmento que o outro. Dessa forma, o comprador tem direito de garantir que você, como vendedor, não será concorrente dele.

7. Como a empresa será paga?

Essa é uma informação bem relevante, já que uma empresa não deve ser paga à vista devido o alto valor. 

Em um contrato de venda de empresa, essas informações de banco, valor de entrada e parcelamento devem ser apresentadas. Bem como, porcentagem de juros e multa e outras penalidades em caso de inadimplência. 

8.  Assuma os compromissos com funcionários

O novo proprietário da empresa deve assumir a direção do negócio com todas as pendências quitadas. Em outras palavras, o antigo proprietário deve pagar salários, comissões e bonificações e mencionar no contrato que se compromete a pagar os deveres até a rescisão do contrato dos colaboradores.

9. Valor da empresa

Sem dúvida, achar o valor ideal de uma empresa para ser colocada à venda , não é uma tarefa fácil. Para isso, estudos e cálculos devem ser feitos para que o valor não seja nem muito acima do mercado e nem desvalorize a empresa.

Sendo assim, procure especialistas no assunto que vão poder te assessorar melhor antes de fechar o valor final. Em todo caso, o contrato deve especificar o valor da empresa.

Sem o valor especificado em contrato, você não apresenta segurança para o comprador. Portanto, antes de cumprir esta tarefa no contrato de venda, estude muito bem se o preço é justo para ambos. Lembre-se de que depois da assinatura, não haverá possibilidade de retorno. 

10. Mencione a data de encerramento

As datas devem estar sempre explícitas no contrato. Então, mencione data de pagamento de parcelas, entrada e também a data que a venda será finalizada.

É importante destacar que antes de transferir a empresa, existe um período para repassar os conhecimentos ao novo proprietário. Por isso, é importante dar esse know how antes da data de encerramento do contrato. 

Estes são os dez mandamentos principais do contrato de venda de empresas. Esteja atento a detalhes que devem ser escritos do documento final que vai dar direitos e deveres ao novo proprietário.

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