Busco investidor - 7 dicas para atrair um investidor para seu negócio

Por Urias em 10 de Agosto de 2022
Busco investidor - 7 dicas para atrair um investidor para seu negócio

Todo empreendedor precisa de uma ideia e de capital para dar vida a uma empresa. É muito bom quando há essas duas forças em atividade. Só assim é possível abrir empresas e mantê-las funcionando até que elas passem a se sustentar sozinhas.

 

O fato é que, por falta de uma coisa ou de outra, a empresa pode não nascer e nunca passar de um mero projeto. Geralmente, o que falta para que as coisas saiam do papel é de um capital para investir.

 

O que muita gente não sabe é que existem maneiras de atrair pessoas para o seu negócio, mesmo que eles não se envolvam diretamente com a gestão. Já ouviu falar em investidor? Pois é, ele faz a parte tão essencial para seu negócio começar a dar os primeiros passos. Basicamente, através do capital de um terceiro é possível viabilizar o seu projeto.

 

Neste artigo, vamos falar sobre os tipos de investidores, a importância de cada um e como você pode conseguir atrair um para sua empresa. Ficou animado para começar a dar corpo para o seu projeto? Então vamos lá!

O que você vai ver neste artigo:

Veja a diferença entre investidor e sócio investidor

Conheça alguns tipos de investidor

O que o investidor espera de uma empresa?

Quem pode investir na sua empresa?

Qual a função do investidor?

Quando devo escalar o meu negócio?

O que acontece quando a empresa recebe investimento no momento errado?

Veja 7 dicas par atrair um investidor para sua empresa

Algumas vantagens de ter um investidor

Conclusão

Veja a diferença entre investidor e sócio investidor

Embora as nomenclaturas sejam semelhantes, existe uma definição para cada função. Uma característica que une as duas funções é que eles trazem dinheiro para empresa. Contudo, alguns detalhes fazem toda diferença: Veja:

Sócio investidor

  • O sócio vai dividir responsabilidades;
  • Ele se empenha em bater metas para que a organização seja lucrativa;
  • O sócio será responsabilizado em caso de fechamento da empresa;
  • Ele recebe lucros das empresas de forma compartilhada e de acordo com o contrato.

Investidor

  • Investe seu dinheiro para receber um alto retorno;
  • Possui know how de como um negócio opera tanto na esfera administrativa quanto financeira
  • Ele partilha com o empreendedor ou não os seus conhecimentos;
  • Em caso de falência da empresa, ele não deve ser responsabilizado e nem questionado, já que não é sócio.

 

Agora que você entendeu a diferença, fica mais fácil saber o que você precisa para sua empresa. Veja, primeiramente, se você consegue arcar com tudo sozinho, sem precisar de um sócio investidor ou de um investidor. 

 

Depois de analisar com cuidado e ter a certeza de que você precisa de uma ajuda  para alavancar o negócio, veja qual tipo de investidor é interessante para você.

 

Vamos apresentar cada tipo de investidor que pode entrar para a sua empresa. Veja abaixo algumas características importantes de cada perfil. 

Conheça alguns tipos de investidor

Existem investidores para cada perfil de ajuda. à medida que você vai se familiarizando com esta categoria de empresários, fica mais fácil alinhar um perfil que se adeque ao que você deseja. Vamos dar alguns exemplos de investidores que podem acrescentar de acordo com seu perfil.

Investidor anjo

Só o nome indica uma característica, a palavra anjo significa mensageiro e vamos explicar a importância disso. Em primeiro lugar, o investidor anjo é alguém que já passou pela experiência empreendedora que, talvez, você esteja passando agora. 

 

A abertura de uma empresa, o planejamento da estrutura, a visão estratégica, tudo isso o investidor anjo já passou. Por isso, ele tem a expertise do negócio. Sendo assim, ele é procurado por entender do assunto, além de fornecer o capital necessário para abertura da empresa.

 

Geralmente, eles são procurados por quem não quer somente um apoio financeiro, mas alguém que deseja aprender através de conselhos desses investidores. Assim, eles se tornam verdadeiros mentores de empresas com alto potencial de crescimento. 

 

No início, falamos que eles são como mensageiros, não é? Isso se reflete no fato deles terem uma grande rede de relacionamentos. Em outras palavras, além de expertise, eles têm networking para sua empresa ter mais oportunidades. Sem dúvida, isso facilita ainda mais o crescimento de qualquer empresa que esteja começando.

Investidores Fundos de Investimento

Essa outra classe de investidor se difere um pouco dos investidores anjo. Ou seja, se sua empresa está começando, eles não serão os parceiros ideais. 

 

Os Fundos de Investimento são para empresas que já estão atuando no mercado e já possuem bons resultados. Neste caso, eles vão colaborar para maximizar ainda mais os resultados da empresa. 

 

Com o tempo, a empresa que já está crescendo vai precisar se expandir mais para ganhar mais abrangência. Para isso, ela vai precisar de um grupo de gestores com experiência para elaborar estratégias a fim de fazer ampliar os resultados. Para isso, é preciso pensar em parcerias, gestão equilibrada e outras ideias. 

O que o investidor espera de uma empresa?

Conquistar um investidor para o seu negócio exige um trabalho de pesquisa em busca de autoconhecimento. Para esclarecer melhor, imagine que o investidor é uma pessoa cheia de compromissos, que detesta desperdício de tempo. 

 

Além disso, ele precisa investir em algo que realmente vai trazer retorno. Ele detesta pensar na ideia de que o dinheiro dele pode não ter rentabilidade. 

 

Portanto, pensar bem no que  sua empresa precisa e mostrar isso em apenas alguns minutos de apresentação são um desafio. O momento do pitch é determinante para o investidor saber se vai ficar com a sua empresa ou não.

 

Mas, não fique em desespero. Nós da Quero Um Negócio queremos ver sua empresa alcançar voos altos com o investidor ideal. Para isso, preparamos mais conteúdo para você ter tudo em mente. Continue a leitura.

Quem pode investir na sua empresa?

O investidor é a pessoa que vai disponibilizar um capital para direcionar para uma empresa, determinado grupo ou pessoa. Contudo, não é de graça que essa oportunidade vai ser ofertada. É preciso ter em mente que o valor investido vai dar um retorno financeiro.

 

Por isso, o empreendedor não pode ser tomado pelas emoções e procurar logo o que muita gente está fazendo. Não é só porque o seu vizinho está com um investidor que, automaticamente, você vai procurar alguém para fornecer dinheiro para o seu negócio.

 

É muito importante entender e diagnosticar a fase atual da sua empresa. Veja também se você está disposto a fazer todos os esforços necessários para alavancar a sua ideia.

 

Devemos pensar que toda ação gera uma reação. Sendo assim, um investimento na sua empresa vai gerar mais energia, portanto mais tarefas. É preciso ver se todos os setores estão prontos para acompanhar o crescimento.

 

Imagine se você recebe investimentos em um período em que não está tudo alinhado como deveria. Vai ser como um efeito dominó e tudo podem ir por água abaixo. 

Qual a função do investidor?

Primeiramente, é preciso entender que existem diferenças entre alguns tipos de sócios. Os mais conhecidos são os sócios capitalistas e o investidor, do qual se trata este artigo. 

 

Apesar de ambos injetarem dinheiro na empresa, existe uma diferença tênue. Enquanto o sócio capitalista controla a quantidade de dinheiro que está sendo investido, para administrar juntamente com seu sócio, o investidor não tem essa preocupação. Em outras palavras, o investidor detém uma boa quantidade para investir, portanto aparece sozinho.

 

A maior função do investidor é suprir com a necessidade financeira da empresa. Então, toda vez que for necessário, o investidor vai estar lá para aplicar mais dinheiro. 

 

Aí está uma grande responsabilidade para quem quer um investidor. É preciso entender que aquela pessoa vai estar totalmente disponível para colocar energia na sua empresa. Para entender melhor, vamos ver o que isso implica no negócio de maneira direta. 

Quando devo escalar o meu negócio?

Escalar um negócio deve estar na mira de muitas empresas que estão em ascensão. Com certeza, é uma etapa natural e saudável de toda empresa que decide crescer e romper com suas barreiras comerciais. 

 

No entanto, nem sempre é assim. O que acontece é que a empresa pode não estar preparada ainda para receber investimentos. Um crescimento acelerado acima de sua capacidade pode ser algo destrutivo.

 

O curioso é saber que nem sempre as empresas que são reconhecidas como empresas que cresceram rapidamente, permanecem no topo ao longo de cinco a oito anos. Muitas vezes, algumas retrocedem e voltam a operar em menor escala e outras até são vendidas por um valor abaixo do mercado.

 

Segundo o estudo da Startup Genome Report, 90 % das empresas morrem porque se tornaram autodestrutivas. Comparando uma empresa à vida humana, precisamos passar por diversos estágios: infância, adolescência e fase adulta. O que ocorre é que, nem sempre, as empresas passam por todas as etapas para alcançar a maturidade.

 

Agora, imagine uma empresa que acabou de nascer. Ela contrata alguns funcionários, coloca a escala de produção para operar, desenvolve alternativas para suprir as primeiras necessidades e espera mais um tempo a resposta do mercado. Tudo deve ser devidamente analisado e calculado para que nada saia do lugar. 

 

Até aí tudo bem. É bem normal que algumas coisas não funcionem da maneira correta. De repente, é preciso direcionar o setor de vendas para parar com a oferta massiva de um produto que ainda não foi produzido em grande escala. Afinal de contas, faltar para o consumidor dá certa insegurança na compra.

 

Tudo deve ser bem planejado e monitorado para funcionar sem dar furo em alguma área. É preciso controlar também o retorno do mercado em relação ao que está sendo oferecido. Será que a qualidade do produto está sendo mantida? Há muitas reclamações? A entrega está sendo feita dentro do tempo? O monitoramento é fundamental para garantir o sucesso da empresa. 

O que acontece quando a empresa recebe investimento no momento errado?

Colocar mais dinheiro significa também colocar mais energia. Imagine que você consegue produzir 100 sofás por dia na sua fábrica. A ideia de ter um investidor é para que você consiga, no mínimo, produzir 500 sofás por dia. Maravilhoso, não é? Mas será que a empresa está pronta para lidar com os “gargalos”?

 

Gargalo é um termo muito comum no meio executivo. Eles costumam dizer que gargalo é quando acontece um buraco na fabricação de algum produto em decorrência de algum problema.

 

Dando um exemplo com a fábrica de sofás, imagine que sua produção de 500 sofás por dia não pode ser feita porque houve problema nos estofados. Infelizmente, por ter ocorrido um incêndio na fábrica de matéria prima para estofados, somente 200 sofás poderão ser produzidos por dia.

 

Agora, digamos que você não previu, portanto não se antecipou para remover esse gargalo. De repente, você poderia ter um fornecedor extra para cobrir em qualquer eventualidade. Mas, no momento, você só consegue reclamar e chorar pelo ocorrido com as mãos na cabeça sem saber o que fazer. 

 

Esse é um desafio para qualquer empreendedor que deseja ter um investidor para escalar o crescimento. Remover os gargalos que impedem a empresa de crescer é necessário para não desperdiçar o valor aplicado na sua empresa.

Veja 7 dicas para atrair um investidor para sua empresa

Aqui você vai ter um apanhado geral do que você deve ter em mente para conquistar um investidor. Veja:

1.Tenha um objetivo

A primeira ideia que vem à cabeça quando se pensa em abrir uma empresa é: Preciso ter um sócio. Sim, algumas vezes, você vai precisar de alguém para ajudar na gestão juntamente com você. Já em outros casos, o interesse maior vai ser o capital que ele vai proporcionar.

 

Porém, não basta ter uma necessidade para buscar um investidor. É preciso ver se esse é o momento certo para pedir essa ajuda tão valiosa. 

 

Então, antes de prejudicar a sua empresa, faça algumas perguntas básicas:


 

  • Eu consigo prosseguir com a empresa sem capital de terceiro?
  • Eu já fiz de tudo para minha empresa evoluir?
  • A minha ideia de negócio tem demanda para o mercado?

 

A partir daí, você vai ter um norte para saber se esse é o momento certo de achar um investidor. Assim, você vai ter menos riscos de ouvir “não” de um possível parceiro.

2.Tenha um bom planejamento 

Uma estrutura montada com objetivos da empresa a curto, médio e longo prazo facilita a vida de quem está ali para te ouvir.

 

O ideal é que você apresente um plano de negócios sucinto e bem claro, com o tom mais realista possível. Afinal, nenhum investidor quer mergulhar em um projeto que não dê o mínimo de segurança para ele. Portanto, seja bem  “pé no chão” com as suas ideias.

3.Esteja em dia com a empresa

Ter a empresa formalizada e em dia com seus compromissos, sem processos na justiça são bons indicadores para o investidor. Jamais um empresário vai querer vincular seu nome a uma empresa que não é idônea. 

 

A formalização, ou seja, o CNPJ deve estar aberto. Além da nomeação dos sócios no contrato social, todos os contratos de acordo devem ser formalizados. é importante que o investidor tenha segurança jurídica para depois pensar em entrar no investimento.

4.Faça a valuation da sua empresa

 

Com o crescimento dos startups, muito se fala em Valuation. Essa é a melhor forma de saber quanto sua empresa vale. Mas, para isso, é feita uma análise baseada em algumas metodologias com expectativa de um retorno futuro. 

 

Conclusão, o Valuation vai dizer quanto a empresa vale no mercado fazendo um estudo com ferramentas financeiras e ainda com previsibilidade de retorno.

 

Só assim, você terá uma noção de quanto vai ceder para o investidor em troca de aporte financeiro. Parece simples captar um investidor, no entanto é preciso ter uma expectativa de crescimento. 

 

Quer saber como faz essa conta? Separe o valor de aporte do investidor e divida esse valor

pela soma do Valuation e o valor do capital de aporte.

 

Valor cedido ao investidor = Aporte: (Valuation + Aporte)

 

A ideia do Valuation é ajudar a encontrar um valor justo para que a empresa não saia nem tão cara, de modo que afaste investidores e nem tão barata, a ponto de você ter que ceder uma fatia maior da empresa para investidores.

5.Faça uma prospecção de investidores

Agora, é preciso correr atrás do seu investidor. Essa tarefa exige dedicação e persistência. Você pode procurar fazer contato através do Linkedin. Outra maneira é procurar por sites que divulgam organizações de investimento- anjo. Programas de aceleração e incubação de empresas também podem ser uma oportunidade.

6.Tenha uma equipe colaboradora

Contra um time vencedor, ninguém pode. Essa é a ideia que um investidor tem em relação a uma empresa bem equipada com bons colaboradores e gestores.

 

O mais importante é que cada um tenha domínio do seu local de atuação. Naturalmente, quando cada um faz sua parte com excelência, toda a empresa colhe bons frutos. 

7.Elabore uma boa apresentação da sua empresa

Talvez você tenha ouvido falar em pitch. Essa apresentação rápida e, ao mesmo, específica e pontual é muito utilizada para mostrar o quadro da empresa atual e seus interesses.

 

A apresentação deve conter a estratégia de vendas e marketing da empresa. Mostre também o estágio de desenvolvimento em que a empresa se apresenta atualmente. No pitch, o investidor precisa ver o conhecimento que você tem do mercado e da concorrência. Ali, você estará como representante oficial da sua empresa. Então, apresente todo conhecimento que você sabe. 

 

Por fim, deixe claro o tipo de envolvimento que você espera do investidor com a sua empresa e o valor pretendido de investimento.

Veja algumas vantagens de ter um investidor

A figura de um investidor pode representar algo muito positivo para a empresa. Vamos ver abaixo algumas vantagens.

Maior competitividade

Qual empresa que não quer se destacar da concorrência? Visto que o número de empresas novas aumenta a cada dia, poder contar com um capital para se destacar dos demais é muito melhor.

 

Um investidor é capaz de promover o aumento de recursos que vão potencializar estratégias e dar abertura para mais investimentos em todas as áreas. 

 

Possibilidade de expansão

 

Se há investimento no negócio, consequentemente vai acontecer uma expansão. Como a ideia do investidor é ter mais lucro, ele não vai medir esforços para aplicar o seu dinheiro. 

 

Com o tempo, a empresa vai alcançando outros níveis. Automaticamente, os lucros vão crescendo de forma exponencial.

Possibilidade de financiamento

É normal ter mais dívidas ao longo desse processo de expansão. Isso facilita para a empresa que quer equipes maiores de colaboradores, mais produtos e ampliação da sua infraestrutura.

Vale a pena ceder uma fatia do meu negócio em troca do investimento?

No início, uma boa ideia pode surgir e você pensa em abrir uma empresa. Aí começa a ter que lidar com processos burocráticos e tudo mais que diz respeito ao negócio.

 

O que o empreendedor precisa entender é que, ao encontrar um investidor, pelo menos de 15% a 30% da empresa é cedida em troca de capital. Isso não pode ser um fator de desmotivação do empreendedor. Pelo contrário, ele precisa agir como quem está numa corrida em busca do primeiro prêmio.

 

Ter uma pessoa estranha detendo uma pequena participação da sua empresa pode ser ameaçador. Sem querer, aquela presença acaba colocando uma pressão para que as coisas evoluam mais rápido. 

 

No entanto, por mais que o empreendedor esteja se sentindo com mais um peso de ver sua empresa gerando mais lucro, é uma maneira ágil de conseguir dinheiro. Pode-se dizer que a burocracia para pegar um financiamento faz com que empresas deixem de se expandir. 

 

Diferentemente disso, investidores anjos e de fundos de investimentos, conseguem disponibilizar alta quantia em pouco tempo. A intenção é, justamente, desburocratizar processos. E para quem sabe que tempo é dinheiro, quanto mais acelerada for a negociação, melhor.

Conclusão

Ter um investidor para alavancar o progresso da sua empresa é um passo muito importante para qualquer empreendedor. Acima de tudo, pense que é uma via de mão dupla, ou seja, você vai ter recursos para gerar retorno para ambos. 

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