7 dicas para vender empresa de Portaria e Controle De Acesso

Por Lucio em 07 de Abril de 2024
7 dicas para vender empresa de Portaria e Controle De Acesso

Com as 7 dicas que listamos, veja como vender empresa de portaria e controle de acesso e pelo melhor preço.

O processo para vender um negócio é algo que te deixa perdido? Talvez, devido a aparente complexidade, você até pense que é algo para depois?

Assim como muitas coisas que envolvem negócios, a venda de uma empresa é algo que exige tempo para organização e levantamento de informações, assim como dedicação para se certificar que esses materiais sobre o negócio estejam devidamente atualizados, entre outras coisas.

Mas para facilitar a vida de quem pretende anunciar um negócio à venda no setor de segurança, temos aqui 7 dicas essenciais para não apenas elaborar um bom anúncio, como ainda dicas que o ajudarão com a definição de preço, negociação e mais.

1 - Defina por que pretende vender a empresa

A determinação do motivo da venda possui primordial importância na compra e venda de empresas, pois que é um elemento decisivo para o entendimento do contexto e termos da transação.

Essa determinação possui implicações na estruturação do contrato de compra e venda e na redução de riscos na transação.

Primeiramente, definir o motivo da venda gera clareza sobre os seus objetivos como vendedor, seja você uma corporação ou empreendedor individual. E isso possibilita que o comprador analisa se a aquisição é alinhada com as suas metas estratégicas e relacionados a negócios.

Em segundo lugar, isso revela informações importantes sobre a saúde financeira, operacional e também jurídica da empresa. Veja um exemplo:

Se o motivo tiver ligação com problemas de fluxo de caixa, gestão ou de litígios pendentes, o comprador poderia solicitar garantias extras ou ajustar o preço para a compra.

Finamente, a transparência em esclarecer o motivo da venda ajuda a construir confiança entre as partes. E com isso se estabeleceria uma base sólida para as negociações.

Se você encontrar dificuldades para elaborar uma boa resposta quanto a isso, há como ter ajuda. O consultor de negócios é alguém de suma importância em processos de venda de empresas, sendo capaz de te direcionar da melhor maneira para concretiza um bom negócio.

2 - Vender empresa de portaria e controle de acesso: você pode e deve usufruir de dados do setor

Entender como o setor de segurança se encontra e como o seu segmento em específico está o ajudará muito. Com dados e informações sobre isso você consegue elaborar um bom anúncio para atrair o comprador e ainda desenvolver argumentos para convencer um interessado pela venda.

Mas obter esses dados e entendê-los ainda ajuda na hora de gerar valor para o negócio. A geração de valor ajuda a melhorar a imagem da empresa e, consequentemente, a melhorar o seu preço de venda.

E aqui nós recomendamos que você tenha a ajuda de um corretor de negócios.

O corretor de negócios é especializado em processos de compra e venda de empresas, podendo o ajudar a obter dados sobre o mercado, setor e segmentos desejado e saber como interpretá-los. E com isso as chances de fechar um bom negócio aumentam.

Antes de qualquer coisa, investigue sobre isso. Desse modo você teria mais propriedade para realizar uma boa transação.

Mas é importante que esse levantamento de informações seja realizado com meses de antecedência. Isso garante que você tenha uma compreensão mais ampla do setor e suas condições.

3 - Definição de um preço justo

Para determinar o preço ao vender empresa de portaria e controle de acesso, considera-se diversos fatores a fim de garantir uma avaliação precisa e justa.

Primeiramente, é importante analisar os ativos tangíveis e intangíveis da empresa. E esses incluem: equipamentos, tecnologias de acesso, contratos de prestação de serviços, a reputação da empresa e mais.

Além do mais, a análise financeira também tem um papel crucial, compreendendo a avaliação de receitas, despesas, margens de lucro e, ainda, as projeções de crescimento futuro.

Métricas financeiras, como é o caso do EBITDA (Lucro antes de Juros, Impostos, Depreciação e Amortização) podem ser usadas como referências para designar o valor da empresa.

A análise do mercado é mais um ponto fundamental. Assim se avalia a concorrência, tendências, demanda pelos serviços e o potencial de expansão geográfica. E assim se identifica o posicionamento da empresa quanto as demais e estima-se o seu valor no mercado.

Finalmente, considerações legais e regulatórias são consideradas. E aqui se compreendem: questões contratuais, licenciamentos e concordância com as normas de segurança.

O valuation na definição do preço de venda

Mas nesse processo há ainda o uso do chamado de valuation.

O valuation é a estimativa do valor da empresa. E para isso são considerados diversos fatores financeiros, operacionais e também relativos ao mercado.

Para a sua empresa de portaria e controle de acesso, o valuation poderá ser realizado utilizando diferentes métodos, tais como:

  • O fluxo de caixa descontado (DCF), que realiza a projeção dos fluxos de caixa futuros da empresa e os desconta no valor presente, levando em conta o risco relacionado ao negócio;
  • Além do mais, há os métodos comparativos, que abarcam a análise de empresas similares a sua no mercado e o uso de múltiplos financeiros (como o preço/lucro) a fim de designar o valor da empresa em questão.

Mas é importante que um profissional especializado faça isso. Há documentos e processos envolvidos, e o ideal seria que você cuidasse da empresa, enquanto um profissional lida com essas questões burocráticas da compra e venda.

4 - Vender empresa de portaria e controle de acesso: organização dos documentos da empresa

Ter os documentos do negócio devidamente preparados é requisito mínimo para a venda. E isso também deve ser feito o quanto antes para evitar problemas e perder tempo no processo.

A organização cuidadosa dos documentos ajuda a garantir uma transação eficiente. Os documentos que você terá que apresentar abrangem várias áreas, como a financeira, jurídica, operacional e de recursos humanos, por exemplo.

No aspecto jurídico, é necessário reunir os documentos constitutivos da empresa, por exemplo: contrato social, licenças e autorizações, contratos com fornecedores e clientes, documentos relativos à propriedade intelectual, assim como (se houver) os litígios pendentes.

Já no âmbito financeiro, há registros contábeis, demonstrações de resultados, fluxos de caixa, balanços patrimoniais, relatórios de auditoria e declarações fiscais, por exemplo. Mas ainda é necessário incluir informações a respeito de dívidas, empréstimos, contratos de financiamento, etc.

Por fim, no âmbito operacional, organize os documentos ligado aos processos de produção, vendas, logística e marketing. Isso compreenderia: contratos de locação de imóveis e/ou de equipamentos, registros de ativos fixos, manuais de procedimentos e outros.

Mas ainda é preciso ter atualizados e organizados os documentos referentes aos recursos humanos. Quanto a isso, apresente:

  • Contratos de trabalho;
  • Documentos relativos a políticas de recursos humanos;
  • Relativos também a registros dos funcionários;
  • Benefícios e planos de pagamento;
  • Assim como a documentação ligada à conformidade trabalhista e previdenciária.

Se precisa de ajuda, solicite que o seu contador o oriente quanto a isso. nesse momento, ter a ajuda de um contador especializado em processos de compra e venda de empresas é algo essencial.

5 - Qualifique o comprador

 

Qualificar o comprador? Como assim? Se isso te deixou com dúvidas, então é muito importante acompanhar a leitura desse tópico.

A qualificação aqui diz respeito a analisar distintos elementos sobre um potencial comprador antes de fechar negócio. Com isso você terá certeza de que aquele possível comprador é a pessoa ideal para assumir seu negócio, tendo não apenas os recursos, como também o conhecimento necessário.

Mas por que isso é importante? Na realidade, cada caso é um caso quando se fala em comprar ou vender empresa de portaria e controle de acesso. Há quem tenha a empresa como algo valioso, mesmo após a venda e, por tanto, deseja realizar o trespasse somente para quem cuidará bem dela.

Se esse for o seu caso, então esse processo é muito importante. Com isso evitasse que aguem despreparado assuma o negócio, correndo o risco desse negócio ter problemas no futuro ou mesmo encerrar as suas atividades.

Mas como realizar essa qualificação? É necessário saber se o interessado conhece bem sobre a sua empresa. E isso é possível por meio do contato com ele, mesmo durante os primeiros contatos (não diretamente, mas por meio de uma plataforma de compra e venda, por exemplo).

Outro aspecto importante é entender sobre as capacidades financeiras dele. A aquisição de um negócio é algo que exige não somente capital para a compra, como ainda uma quantia para suprir com custo extras ou imprevistos, por exemplo. E esse comprador deve estar preparado.

Durante a conversa, entenda mais sobre as expectativas do comprador também. Assim você aumenta as chances de fechar uma transação boa para ambas as partes.

6 - Vender empresa de portaria e controle de acesso: se prepare para as visitas ao local

E haverá ainda a etapa em que o comprador ou compradores visitarão a sua empresa. Essa visita é importante para os interessados saberem mais sobre as condições estruturais do negócio, mas também para entenderem e comprovarem outros aspectos.

Desse modo, é importante que você esteja pronto para esse tipo de visita. E não dizemos estar pronto apenas em relação a organização da empresa, como ainda a disponibilização de documentos atualizados e, ainda, quanto a sua preparação.

Quando o interessado chega até seu negócio, é importante que seja mantido o sigilo ali. Deixar que clientes e funcionários saibam logo assim que você planeja vender empresa de portaria e controle de acesso poderia causar impactos negativos no negócio. Falaremos mais sobre isso no tópico a seguir.

Mas é importante também que você esteja pronto e prepare os funcionários bem. Mas como prepará-los bem se o ideal é não informar por agora sobre a venda? A preparação dos funcionários diz respeito a autonomia deles.

Quando um negócio possui funcionários proativos, que são capazes de resolver problemas sem a constante presença do dono, então os potenciais compradores enxergam valor nisso.

Desse modo, invista no treinamento da sua equipe de modo que ela seja capaz de atuar bem, mesmo quando você não esteja na empresa. Com isso até mesmo o preço de venda da empresa seria maior, uma vez que bons funcionários são ativos valiosos também.

7 - Mantenha o sigilo através de um contrato

No tópico anterior abordamos sobre o sigilo na compra e venda de negócios como elemento crucial. E não há exageros quanto a isso.

O sigilo realmente é algo de suma importância para resguardar dados e informações sobre a empresa e o processo de venda e, desse modo, garantir uma transação tranquila para ambos os lados.

Quando se anunciar uma empresa à venda, se cliente, funcionários e parceiros souberem assim isso poderia gerar um impacto forte neles. Muitos acreditariam que a venda é devido a problemas financeiros na empresa, o que poderia fazer com que eles se afastassem.

Clientes encerrando contratos, funcionários se demitindo e parceiros deixando parcerias. Certamente, esse não é o cenário que você deseja, não é mesmo? Logo, deixe tudo no sigilo por enquanto, ao menos até que a confirmação sobre a compra ocorra e, ao anunciar, faça esse anúncio de forma não impactante para as figuras importantes para a empresa.

E aqui há ainda como contar com o acorde de confidencialidade para garantir esse sigilo nas negociações. O interessado em saber mais sobre a empresa assina esse documento e se compromete a obter não vazar nada do que for apresentado e discutido ali.

Se você quer vender empresa de portaria e controle de acesso pelo melhor preço e ter uma negociação sem dores de cabeça, elaborar esse documento é um requisito mínimo.

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