Tudo que você precisa saber antes de comprar um salão de beleza

Por Urias em 01 de Agosto de 2025
Tudo que você precisa saber antes de comprar um salão de beleza

Abrir o próprio negócio é o sonho da vida de muitas pessoas. Um dos empreendimentos que ocupa o topo da lista dos empreendedores é o salão de beleza! Afinal, cuidar do bem-estar e da autoestima dos indivíduos é um trabalho recompensador. Explicaremos, a seguir, o que todo mundo deve saber antes de abrir o seu estabelecimento.

Assim como qualquer comércio ou empreendimento, abrir um salão de beleza requer bastante conhecimento em diversas áreas e muito planejamento. Caso contrário, o negócio estará fadado ao fracasso antes mesmo de começar a funcionar.

Se você quiser saber o passo a passo para comprar uma empresa, !

A boa notícia é que esse tipo de estabelecimento é um dos mais resistentes às crises econômicas. Isso porque dificilmente as pessoas deixam de lado os cuidados com a beleza e a saúde. Portanto, essa pode sim ser uma boa pedida para quem deseja tirar os sonhos do papel.

O poder do planejamento

Planos existem para que não esqueçamos de nenhuma etapa importante ao longo da caminhada (seja qual for o processo: de receita de bolo a abrir um negócio). Dessa forma, o primeiro passo é traçar, de fato, um plano e ter em mãos as informações necessárias. Entre elas, estão a definição do público-alvo, os riscos e ameaças, a verba para espaço e equipamento, as oportunidades de mercado…

A reunião desses dados é fundamental para facilitar a tomada de decisão e trilhar um caminho mais firme.

Para começar do zero um planejamento de negócio, é preciso seguir alguns passos importantes: o primeiro deles é pesquisar e ter em mãos uma análise do mercado. Afinal, é fundamental saber quem é a concorrência, o seu público-alvo e, até mesmo, quem serão os fornecedores dos seus produtos e equipamentos.

Apenas com todo esse material pronto que será possível pensar e criar um posicionamento de marca. Essa estratégia significa a imagem que o empreendedor quer passar para o público. O serviço oferecido será de qualidade, mas com preços acessíveis? Ou a ideia é criar uma atmosfera de produtos e trabalhos caros, para uma parcela específica da população local?

O posicionamento ajuda o dono do negócio a criar estratégias financeiras e de marketing específicas para o seu nicho e público.

Em seguida, finalmente começa a fase mais operacional do planejamento. Nesse momento, cabe ao empreendedor buscar profissionais, equipamentos e alinhar com toda a equipe quais serão os serviços oferecidos dentro do estabelecimento.

Durante essa fase do seu planejamento, priorize a qualidade de tudo que adquirir e de quem contratar. O rendimento e a produtividade deles estão diretamente relacionados à prosperidade do salão de beleza.

Estude! Estude! E estude!

A análise de mercado já está dentro da fase do planejamento, mas ela é tão importante que merece um espaço só dela! Principalmente quando estamos falando sobre abrir novos negócios.

A pesquisa de mercado, além de oferecer uma ideia mais clara e precisa sobre o segmento em que a sua empresa está inserida, apresenta ainda oportunidades valiosas. No caso de um salão de beleza, é possível entender o que outros estabelecimentos oferecem ou deixam de oferecer. A vantagem está em saber o que é pouco ofertado e, ao mesmo tempo, muito demandado pelos clientes.

Encontrar e preencher essas lacunas são excelentes oportunidades de se destacar na região onde o salão será aberto.

É através das pesquisas e de muito estudo que empreendedores (e marcas, no geral) têm um olhar bem mais profundo sobre a sua persona (a versão semi fictícia de um cliente ideal).

Saber dialogar com a persona é essencial para atingir bons resultados. Afinal, na linguagem do marketing, quem quer falar com todo mundo, acaba não falando com ninguém. Portanto, estude muito o perfil do seu cliente ideal. A partir desses dados, crie campanhas muito mais específicas e direcionadas (além de potentes). Compreenda quais são os costumes, problemas, dúvidas mais frequentes, por exemplo. E, então, crie pacotes promocionais, serviços novos e especializados, campanhas digitais com soluções e aproximação.

Entender a persona do salão é importante ainda para decidir quais serviços oferecer. Por exemplo, se o modelo fictício de consumidor ideal for uma figura masculina, não é muito inteligente investir tanto em um leque de tratamentos e processos exclusivamente femininos (a não ser que o objetivo seja atrair outros tipos de públicos).

Onde abrir um salão de beleza?

A resposta para sua pergunta está nos passos anteriores, mas é importante demais para não ser explicado devidamente. Todos os dias, milhares de pessoas passam pelas ruas do bairro onde moram e são atraídas por lojas, estabelecimentos ou qualquer novidade por ali.

Por isso, estudar os locais onde há mais demanda pelo negócio que você quer abrir é fundamental! Afinal, não adianta se estabelecer num ponto por comodidade ou por “achismo”. Outro erro crasso é pensar que o lugar mais caro é a melhor opção. Se o seu salão de beleza não for o que o público daquela região busca ou não oferecer o que eles querem, é um dinheiro mal investido.

Pensando novamente na persona da empresa, saber onde ela mora é extremamente relevante. Isso porque o endereço dela diz muito sobre seu poder aquisitivo, seus gostos, seus interesses e, até mesmo, seus costumes.

E não se esqueça de ver onde os seus concorrentes estão. Normalmente, onde há demanda, existe o estabelecimento. Portanto, veja por onde vale a pena competir e disputar território.

Atenção às burocracias!

Os estabelecimentos relacionados à beleza e estética apresentam obrigações burocráticas mais complexas do que outros tipos de negócios. Por isso, não deixe de lado essa parte e faça com muita atenção. As consequências de um trabalho mal feito pode ser a interdição do ponto.

Assim como qualquer outro negócio físico, é preciso estar em dia com a documentação de alguns órgãos, como a Junta Comercial, a Secretaria de Fazenda e a prefeitura, por exemplo. Uma das diferenças é a regulamentação perante as regras de vigilância sanitária. Afinal, em salões de beleza há muitos produtos químicos. Existe orientação específica para a questão de cosméticos e produtos químicos.

Como falamos, abrir o seu próprio negócio é a realização de um sonho para muitas pessoas. No entanto, não é uma tarefa simples. Se você gostou das nossas dicas, acesse o nosso blog e veja outros conteúdos para abrir ou comprar a sua empresa!

Comentários

  • Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!

Aguarde..