Embora estejamos em um período delicado da economia desde 2020, o estado do Piauí tem mostrado evolução. Graças ao agronegócio, o estado ficou em segundo lugar no crescimento do PIB.
É por isso que o estado atrai investidores que desejam comprar fazendas à venda na região. Apesar do crescimento, o estado precisa de investimento nas estradas para baratear os custos com o frete.
No entanto, a modernização do campo com recursos tecnológicos faz com que o Piauí saia à frente mesmo com esses desafios.
Mas para começar um negócio é preciso analisar questões importantes antes de tomar posse de imóvel. Ao longo deste artigo, vamos ver 5 dicas para fazer um bom negócio.
Documentação para imóvel rural
Georreferenciamento
Antes de fazer a escritura é preciso delimitar a área rural onde está localizada a fazenda. Isso só será possível através de um levantamento topográfico que é a descrição da terra com todos os seus acidentes geográficos.
Cadastro ambiental rural
Esse tipo de registro é obrigatório para propriedades rurais. Essa é uma maneira de preservar a área verde e de contribuir com o monitoramento e planejamento de conservação florestal.
Certidão negativa de órgãos judiciais e trabalhistas
Tomar posse de uma propriedade rural exige muita cautela, tendo em vista que o descumprimento de uma obrigação pode comprometer a aquisição do imóvel.
Já a certidão negativa de débitos (CND) comprova que o imóvel não tem pendências tributárias com a Secretaria da Receita Federal e tampouco com a Procuradoria Geral da Fazenda.
Água na propriedade
Um pré-requisito de sucesso para o empreendedor rural é a água na propriedade. Sem dúvida, o ditado popular está mais do que certo: água é vida.
Mas para a propriedade que precisa de outra maneira de obter esse bem natural e necessário, existe a irrigação. Esse sistema é muito eficaz e de baixo custo de energia.
Com esse recurso é possível manter o solo úmido e oxigenado. Entretanto, o gasto inicial é elevado devido a instalação com várias tubulações.
Mas para saber se a propriedade realmente possui água, visite a fazenda quando estiver em clima seco e não em período de chuvas.
Localização da propriedade
A área da fazenda à venda vai dizer muito sobre custo. Visto que, quanto mais longe do centro comercial mais oneroso é o custo do frete para escoar a produção. Sendo assim, o investidor deve estar ciente de que não vale somente o que está dentro da propriedade.
Fertilidade do solo
Por muitos anos, o solo do estado do Piauí não foi muito atrativo como de outras partes do país. No entanto, investidores deixaram de procurar por terras mais caras para trabalhar no solo da região. Com isso, o uso de fertilizantes fez com que o solo arenoso típico do cerrado e caatinga ganhasse vida.
Segurança da propriedade
Talvez esse fator seja o menos lembrado na hora de escolher uma fazenda à venda. Entretanto, ter uma propriedade cercada para você e para os seus animais exige certos cuidados.
Quando estamos procurando uma casa para morar, não é comum conversar com a vizinhança antes de visitar um imóvel, não é mesmo? Mas no caso de comprar a sua fazenda, é interessante saber quem são os seus vizinhos e ver a disponibilidade deles em relação a segurança.
Tendo em vista que a cerca pertence a ambos, veja se o vizinho está disposto a investir em manutenção com você.
Essas dicas são para você que quer comprar uma fazenda à venda no estado do Piauí. Que tal conhecer as melhores propriedades da região? Então veja as ofertas na nossa plataforma da Quero Um Negócio.
Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!