A preparação do escritório de contabilidade para a venda é essencial para diferentes aspectos antes, durante e após a negociação.
Tornar o processo mais ágil, aumentar a percepção de valor da empresa diante do mercado e potenciais compradores, identificar problemas e solucioná-los, entre outras coisas podem ser feitas quando se realiza essa etapa de preparar o negócio.
O processo de compra e venda de empresas
Atualmente no Brasil, tem crescido o número de negociações de compra e venda de empresa. Existem muitas empresas com potencial para obterem investimento, do mesmo modo que há também aqueles com capital para investir num negócio pronto.
Há empresários que visam esse tipo de negociação para realizar aquisições mesmo, enquanto outros objetivam as fusões a fim de reduzir a concorrência ou mesmo diminuir custos. Por outro lado, há os que querem vender sua empresa devido a problemas pessoais, falta de sucessão ou mesmo algum problema financeiro.
Nisso, a preparação é extremamente importante para que tudo corra bem e você consiga encontrar e negociar com um bom comprador. Mas como fazer essa preparação? A seguir temos a resposta.
Dicas para preparar um escritório de contabilidade para a venda
Agora veremos algumas dicas de como deixar seu escritório de contabilidade pronto para receber propostas de compra. Lembre-se de que esse é um processo lento, onde a negociação pode levar um certo tempo. Não tenha pressa, pois você está tratando aqui de algo que levou anos para construir.
Quanto vale o seu negócio?
Realizar o valuation é fundamental não apenas para saber quanto vale sua empresa, senão também para identificar os fatores que estão ajudando a gerar valor para ela. Com isso, você pode gerar ainda mais valor e obter um bom preço pela venda.
De igual modo, ao realizar esse processo para saber o valor do negócio, você pode identificar fatores que podem estar prejudicando o potencial que ele possui.
Mas o que é esse valuation? Nada mais é do que um processo que utiliza distintos métodos para se chegar a um preço estimado de uma empresa. O valuation pode ser usado quando se deseja vender sua empresa por completo ou cotas delas.
Atenção: esse é um processo que deve ser feito somente por um profissional especializado. Isso garantirá um resultado efetivo e também aumenta a credibilidade na hora de negociar com um possível comprador.
Organize os demonstrativos financeiros do escritório de contabilidade para a venda
Mantenha a parte contábil do seu negócio em dia, organize e atualize documento que precise, enfim.
Com a ajuda do seu contador de confiança, organize todos os documentos relativos a parte financeira da empresa, pois quando aparecer um interessado na compra do seu escritório de contabilidade ele vai querer saber sobre essa situação.
Antes mesmo de anunciar seu escritório de contabilidade para a venda isso deve ser feito. Poupe tempo e evite imprevistos com essa ação.
Treinando funcionários para uma vida sem você
Se o negócio depende constantemente da sua presença, com a decisão pela venda é importante então contornar essa situação.
O novo dono precisa que o negócio seja independente e quando você mostra para ele que seus funcionários conseguem se sair bem sem você por perto isso gera valor para o negócio.
Mas é importante que você realize esse treinamento e aprimoramento das habilidades da sua equipe sem mencionar para eles sobre a sua decisão pela venda.
Em muitos casos, anunciar para funcionários e clientes que pretende colocar a empresa à venda pode gerar um efeito negativo. Mantenha o sigilo até a hora de efetivar a negociação.
Outra coisa importante também é estruturar os processos de trabalho, assim ela não terá dependência de profissionais específicos ou de sócios também. Uma empresa independente vale muito mais.
Informe para o proprietário do imóvel que venderá a empresa
Se o escritório de contabilidade para a venda funciona num imóvel alugado, então informe ao proprietário do local que você pretende repassar a empresa para outra pessoa.
Talvez o proprietário queira fechar um novo contrato aluguel ou mesmo você queira negociar o tempo restante do contrato com o interessado e o proprietário deve ficar sabendo disso.
É extremamente importante realizar essa etapa, assim evitará problemas durante ou mesmo após a negociação.
Cuide das questões fiscais do escritório de contabilidade para a venda
Antes de anunciar seu escritório de contabilidade, faz-se necessário também tratar das questões fiscais e tributárias do negócio.
Essas dizem respeito a situação do pagamento de impostos, essencial para seu negócio estar em dia com o fisco. Se por acaso houver algum pagamento referente a isso em atraso, então trate de quitar essa pendência antes de anunciar a empresa para venda.
Um contador sabe que deixar para cuidar disso depois pode demandar bastante tempo, é por isso que existe a etapa de “preparação”, que é para já deixar tudo em dia e na hora da negociação preocupar-se apenas com os trâmites da negociação.
Elabore um plano estratégico para sua saída
Do mesmo modo que você elaborou todo um planejamento para a abertura do seu escritório de contabilidade, é importante também planejar-se para sua saída do negócio.
É importante que essa transição de donos aconteça de maneira suave, a fim de evitar quaisquer problemas para o negócio. Um consultor de negócios pode te ajudar com isso.
Revisar contratos
Outra etapa importante é a de análise e revisão de contratos, em especial os que geram impactos expressivos para o negócio.
Dentre esses contratos podemos citar os de empréstimos e/ou financiamentos, consultorias, etc. Veja a situação desses contratos no que diz respeito a prazos. E mantenha essas informações acessíveis para o possível comprador.
Alvarás, licenças e outros
Não se esqueça de revisar também a situação de alvarás, licenças e outros documentos constitutivos do escritório de contabilidade para a venda. Do mesmo modo que os documentos referentes ao financeiro e a parte tributária, esses devem ser apresentados para o potencial comprador.
Importante
Numa negociação de compra e venda de empresas é extremamente necessária a elaboração do chamado “acordo de confidencialidade”.
Através desse documento o interessado na compra deve cumprir com o acordado de não divulgar informações confidenciais sobre o negócio para quaisquer pessoas, estando sujeito as penalidades da lei.
Dados sobre os clientes
Para aumentar as chances de fechar uma boa negociação, apresentar informações sobre os clientes é também fundamental. Mas faça isso apenas na negociação direta com o comprador.
Do mesmo modo que falamos no tópico anterior, manter o sigilo sobre essas informações é extremamente crucial.
Organize um documento apresentando dados sobre os clientes como: quem são, qual a localização, o comportamento de compra, sobre contratos assinados, etc.
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