Clínica médica à venda – Vale a pena comprar uma clínica popular?

Por Urias em 14 de Agosto de 2025
Clínica médica à venda – Vale a pena comprar uma clínica popular?

Quem deseja investir em um empreendimento já em operação pode encontrar em uma clínica médica à venda a oportunidade certa. Neste texto vamos falar sobre o mercado das clínicas populares e se vale a pena investir em uma empresa deste tipo. Está interessado e quer saber mais? Acompanhe conosco!

O ramo das clínicas populares

Recentemente, o mercado da saúde suplementar, ou seja, a saúde particular, está sendo aquecido, e não apenas entre a parcela mais rica da população. Serviços privados e planos de saúde se tornaram acessíveis a mais pessoas. Hoje, são mais de 47 milhões de beneficiários neste sistema, segundo a Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS).

O Sistema Único de Saúde (SUS) apresenta uma série de problemas estruturais crônicos, que levam muita gente a fugir da saúde pública e procurar atendimentos particulares quando precisam de tratamentos, consultas, exames ou outros procedimentos.

Clínica Médica à venda: um mercado acessível

Porém, por muito tempo, a saúde privada era um luxo reservado à classe média mais abastada ou beneficiários de planos de saúde. Agora, desenha-se um novo mercado de clínicas médicas à venda bastante promissor, que já tem conquistado muitos clientes nos últimos tempos: as clínicas populares.

O conceito de clínica popular

Uma clínica popular é um estabelecimento de saúde privado que oferece serviços a preços acessíveis para que mais pacientes possam pagar. Normalmente, contam apenas com as especialidades mais procuradas, ou seja, clínica geral, cardiologia, pediatria e ortopedia. Por vezes, também oferecem dermatologia, ginecologia, oftalmologia, entre outras.

Estrutura de atendimento

Podem ter uma estrutura mais enxuta, contando apenas com um ou dois recepcionistas e alguns médicos, ou até mesmo grandes empresas, com dezenas de consultórios. Há, no Brasil, inclusive, franquias de clínicas médicas à venda espalhadas pelas grandes e médias cidades, atendendo a demanda dos pacientes que não querem depender do SUS.

Facilidades de pagamento

Outro diferencial que as clínicas médicas costumam apresentar, em relação a estabelecimentos mais profissionais, está na possibilidade de oferecer condições especiais de pagamento dos serviços. Muitas oferecem parcelamentos em crediário próprio, pagamento dividido no crédito ou até convênios independentes.

As clínicas médicas à venda podem ou não atender em parceria com operadoras de planos de saúde. Mas isso ficará a critério do empreendedor que assumir este negócio.

Por que as clínicas médicas estão crescendo?

Ainda existem poucas estatísticas específicas sobre o setor de clínicas populares que tratam especialmente sobre o crescimento ou não do ramo. Porém, outros indicadores podem mostrar que as clínicas populares estão sim se expandindo.

Um destes dados é a quantidade de beneficiários de planos de saúde, que mostramos no começo do artigo. Embora 47 milhões seja um número expressivo, ele está estagnado há quase dois anos. Os planos de saúde se tornaram mais caros e tendem a espantar clientes com menor poder aquisitivo para pagar uma fatura mensal.

Absorvendo pacientes dos planos de saúde

Por outro lado, as empresas de saúde suplementar apresentaram aumento nas contratações de cerca de 3,5% entre 2018 e 2019 (dados da Federação Nacional de Saúde Suplementar). Ou seja, as clínicas populares estão absorvendo a demanda de serviço os que os planos de saúde não conseguem mais segurar.

Esse é um indício muito forte de que investir em uma clínica médica à venda pode ser um ótimo negócio para você.

Está pronto para fazer um negócio? Então não deixe de dar uma olhada nas opções da Quero Um Negócio!

Comentários

  • Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!

Aguarde..